Palestra virtual marca início das atividades de 2016 do Mestrado em Enfermagem

Data: 29/03/2016

Fonte/Veículo: Ascom/Unifal

Link direto para a notícia: http://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/palestravirtualmarcainicioatividades2016mestradoemenfermagem

Aula inaugural por webconferência contou com participação de consultora da Capes.

Para marcar o início das atividades de 2016 do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), a coordenação promoveu aula inaugural na tarde desta segunda-feira, 28/03, que contou com a participação virtual da convidada da Universidade Federal de Goiás e consultora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Profa. Denize Bouttelet Munari.

A transmissão por webconferência possibilitou que os mestrandos pudessem entender um pouco sobre “A contextualização da Pós-Graduação em Enfermagem no Brasil, desafios, possibilidades e a responsabilidade do pós-graduando", tema abordado pela docente.

Na abertura do evento, a coordenadora do PPGENF, Profa. Silvana Maria Coelho Leite Fava, apresentou a convidada e destacou sua contribuição para o mestrado oferecido pela Universidade. “A professora Denize tem um papel extremamente relevante no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem porque ela tem nos acompanhado em todo esse processo. Ela foi uma das pessoas que, juntamente aos docentes e discentes, nos ajudou a fazer uma restruturação do programa, um realinhamento da proposta pedagógica que está sendo implementada agora em 2016”, sublinhou.

A ministrante iniciou sua fala, dizendo-se honrada de poder oferecer esse apoio à UNIFAL-MG e ministrar a palestra para os mestrandos. Na sequência, ressaltou a importância do aluno para o sucesso de um programa de pós-graduação e introduziu ao tema da aula, apresentando dados sobre a evolução da pós-graduação em Enfermagem no Brasil, iniciada então em 1972, e a expansão dos cursos a partir de 2002.

Profa. Denize também pontuou questões relacionadas à produção científica, em quantidade e qualidade, apontando a posição do Brasil na área de Enfermagem no mundo, no que se refere a volume; e o desafio de aumentar a capacidade de influenciar os outros, ampliando a taxa de novos processos e produtos, científicos e tecnológicos.

Os mestrandos também tiveram a oportunidade de entender como acontece a avaliação da pós-graduação, cujos indicadores analisados são: proposta do programa; corpo docente; corpo discente, teses e dissertações; produção intelectual e inserção social.

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIFAL-MG

Inserido em um contexto privilegiado, uma vez que é o único programa de pós-graduação stricto sensu do Sul de Minas Gerais, para atender as demandas de 14 instituições de ensino de graduação em Enfermagem, sendo todas da rede privada de ensino, o PPGENF iniciou as atividades em abril de 2011, com o objetivo de formar enfermeiros qualificados para o exercício da docência no ensino superior (graduação e pós-graduação lato sensu) na área da Enfermagem e da Saúde, com habilidade para executar pesquisa original e independente. O mestrado é focado em três linhas de pesquisa: "O processo de cuidar em Enfermagem", "Gestão em serviços de Saúde" e "Enfermagem e Saúde Materno-Infantil".