Primeiros resultados do GT Glossário da Cultura

Data: 30/03/2016

Fonte/Veículo: SNIIC

Link direto para a notícia: http://sniic.cultura.gov.br/2016/03/30/primeiros-resultados-do-gt-glossario-da-cultura/

A equipe da Universidade Federal de Goiás (UFG), responsável pela pesquisa sobre a ontologia para a cultura, entregou seu primeiro relatório de atividades contendo os primeiros resultados da implementação do processo de governança da ontologia de políticas culturais do Ministério  da Cultura.

É importante destacar que o trabalho de desenvolvimento de uma ontologia está diretamente relacionado com o trabalho de organização da informação e conhecimento de uma instituição, sendo assim, mais do que atualizar o vocabulário já existente dos sistemas de informação do MinC, a ontologia irá destacar também a relação entre eles.

Para tanto, os pesquisadores partiram de estudos sobre metodologias colaborativas para desenvolvimento de ontologias. Dentre as referências mundiais os pesquisadores destacaram as investigações da Universidade de Stanford, com destaque para o Protégé, que possui grande quantidade de informação sobre ontologias, além de ser uma iniciativa de desenvolvimento de um software para construção de ontologias, com versão web para ações colaborativas.

Além disso, o projeto foi a referência para a construção do plano de trabalho do GT, já publicado na página Vocabulários.

Dentre os resultados da primeira oficina do GT Glossário da Cultura, ocorrida dias 25 e 26/02/16, destaca-se:

Escopo: Ontologia para a política pública cultural

Quais são as informações que precisam estar organizadas dentro da gestão pública da cultura para que seja possível acompanhar, monitorar, mensurar, avaliar a política pública? Este é o escopo da ontologia.

Objetivos

Os objetivos da ontologia propostos pelos participantes visam a integração e interoperabilidade de sistemas de informação, facilitar acompanhar e monitorar o Sistema Nacional de Cultura em suas diferentes facetas, determinar a estrutura informacional daquilo que deve ser reconhecido como elementos de valor para organização do MinC e facilitar a integração entre diferentes instâncias federativas.

Perguntas

As perguntas trazem, em sua maioria, demandas operacionais que não apenas traduzem funcionalidades que a ontologia deve cumprir mas como deve se dar sua integração com sistemas de informação que vão implementá-la. As perguntas dialogam com os objetivos da ontologia. Essas perguntas devem ser utilizadas para avaliar a qualidade da ontologia ao final de seu processo de implementação.

Governança

o grupo de governança não evoluiu a ponto de afirmar um modelo de governança específico, sendo que a maior parte de seus apontamentos podem ser considerados princípios e elementos que devem constituir esse futuro modelo de governança. Entendemos que deve ocorrer um trabalho futuro em outro momento de mediação com o GT para adensamento desses princípios em um modelo concreto de governança. Deixamos aqui como recomendação que essa pauta retorne em um próximo encontro, porém recuperando e valorizando os princípios aqui relatados.

Com isso, foi possível concluir que a primeira atividade do GT Glossário da Cultura foi importante para a definição do escopo das atividades, bem como o desenho da estratégia de governança do GT Glossário da Cultura em dois sentidos.