Projeto já é referência nacional

Data: 03/04/2016

Veículo: Diário de Aparecida

Link da notícia: http://www.diariodeaparecida.com.br/home/projeto-ja-e-referencia-nacional/

A antiga Vila Papel, onde parte da comunidade foi transferida para um conjunto habitacional destinado a catadores de material reciclável, tem hoje o Projeto Crisálida, que é destaque nacional e já competiu com uma centena e venceu com nota máxima em todos os requisitos.

O coordenador do Crisálida, Marcos Antônio da Silva e Silva, que trabalha junto à comunidade desde o ano de 2013, conta que, à época, existia o lixão de Aparecida, hoje convertido em aterro sanitário. Estudante de Ciências Econômicas na Universidade Federal de Goiás (UFG), Silva conta que, ano passado, surgiu a oportunidade de elaborar projeto para um edital do governo federal, especificamente quanto ao tema vulnerabilidades sociais.

Depois se inscreveu no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), via Ministério da Educação (MEC), onde o governo federal identifica algumas fragilidades ou problemas em nível nacional e desafia as universidades públicas a escrever projetos que solucionem os problemas. Uma das linhas é o combate à extrema pobreza e diminuição das vulnerabilidades sociais. Sob a orientação da professora Sandra Maria Brunini e outros professores, “escrevemos uma proposta, multidisciplinar, conjuntamente com três faculdades. Colocamos as faculdades de Economia, Enfermagem e Medicina”, conta.

Foi inscrito o Projeto Crisálida: Informar, Formar e Transformar, que, para surpresa inclusive dos professores, venceu com nota máxima em todos os quesitos, em nível nacional.

Dentre as premissas do projeto estão o combate à dependência química, empoderamento da mulher, enfrentamento da violência contra a mulher e inclusão produtiva.

Durante dois anos, as equipes do Crisálida serão acompanhadas pelo governo federal, via MEC. Ao final, em 2017, deverá ser apresentada uma mostra e um relatório de atividades. “Eles vão avaliar nossos resultados e nossas metodologias. Se as metodologias de trabalho forem consideradas boas, eles incorporam nossa metodologia como política pública nacional e a gente tem condição de ser referência nacional nessa área”, adianta.

O cenário para o desenvolvimento das ações não poderia ser mais propício. Aparecida hoje figura entre as 50 melhores cidades no País para se investir. Mas há um contraste gritante: está entre os 100 municípios com maior vulnerabilidade social do Brasil.

Lançamento

Marcos Antônio adianta que o lançamento do projeto será amanhã, a partir das 18 horas, no auditório da Faculdade de Enfermagem da UFG. “A partir do lançamento, vamos começar a implementação do trabalho, para atendimento da comunidade da região leste.” O trabalho será conduzido em parceria com a Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência em Assistência Social (Creas), do Bairro Nova Olinda. Hoje, o Crisálida atende 42 famílias, mas a expectativa é de congregar pelo menos 100 famílias. (Moacir Cunha Neto)