Apenas a UFG aprova mais de 50% dos alunos no Exame de Ordem da OAB em Goiás. Hoje tem novas provas

Data: 03/04/2016

Veículo: Rota Jurídica

Link da notícia: http://www.rotajuridica.com.br/apenas-ufg-aprova-mais-de-50-dos-alunos-no-exame-de-ordem-da-oab-hoje-tem-novas-provas/

Apenas os câmpus de Goiânia e Jataí da Universidade Federal de Goiás (UFG) tiveram índice de aprovação de 50% ou mais entre os alunos que fizeram o XVIII Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Goiás. A planilha com os porcentuais foi elaborada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela OAB. A primeira fase do XIX Exame de Ordem acontece neste domingo (3), das 13h às 18h, no horário oficial de Brasília.

O curso de Direito da UFG na capital apresentou um índice de 57,41%, enquanto no de Jataí foi de 50%. As duas unidades são seguidas pela instalada na cidade de Goiás, onde o porcentual ficou em 36,96%.

Entre as instituições particulares, o maior índice foi da unidade da PUC-GO no Jardim Goiás, onde o índice foi de 27,8%. No câmpus da Praça Universitária, 25,47% dos alunos conseguiram ser aprovados. A Fesurv, de Rio Verde, aparece em seguida com 24,39%.

Para o presidente da Comissão de Exame da Ordem da OAB-GO, Carlos André, os índices mostram que há uma defasagem do ensino superior de Direito, mas o problema não se restringe a eles. Os alunos teriam dificuldade para entender interpretação das leis. “Como educador, penso que o problema é de cunho de base, principalmente de linguística e interpretação de texto.

Prova
A primeira fase do exame realizada hoje traz 80 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas de resposta cada. Aqueles candidatos que acertarem, no mínimo, 50% da prova (ou seja, somarem 40 pontos ou mais), serão aprovados para a segunda fase, que ocorrerá no dia 29 de maio.

De acordo com o edital do exame, a primeira fase abordará disciplinas obrigatórias no currículo mínimo do curso de direito: Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

Neste domingo, o candidato deve levar apenas caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada com material transparente. Também é preciso apresentar um documento de identidade original e com foto. O uso de borrachas ou de corretivos não será permitido. Todos os dispositivos eletrônicos, carteiras e dinheiro serão colocados, antes do início da aplicação da prova, em um envelope fornecido pelo fiscal. Com informações do Popular.