Músicos se apresentam em terminal do transporte coletivo, em Goiânia

Data: 05/04/2016

Veículo: G1 Goiás

Link da notícia: http://g1.globo.com/goias/noticia/2016/04/musicos-se-apresentam-em-terminal-do-transporte-coletivo-em-goiania.html

Professores e alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Federal de Goiás (IFG) fazem apresentações especiais para os usuários do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. O grupo, que toca trombone, tocou no Terminal da Praça A na segunda-feira (4). Muitas pessoas pararam para assistir e aplaudiram. Outros shows devem ser realizados durante esta semana.

O professor de música Marcos Bothelho, afirmou que o objetivo do grupo é levar algo diferente para as pessoas que estão nos ônibus e também mostrar a força e o potencial do trombone.

“Queremos divulgar o instrumento, que é, geralmente, considerado barulhento, que fica sempre no fundo da orquestra. Nossa arte é performática também, então queremos levar música a todos os cantos. A vantagem aqui é que as pessoas estão cansadas, chateadas, e acaba sendo inusitado, então é uma forma de trazer um momento de alegria para elas”, afirmou.

Ainda conforme o professor, a intervenção foi organizada pelo grupo para divulgar a BoneWeek, uma semana com atividades voltadas para músicos que tocam trombone. O evento acontece em várias partes do mundo, com programação de aulas e shows que acontecem até a próxima sexta-feira (8).

No Terminal da Praça A, o grupo tocou diversos arranjos e atraiu a atenção dos usuários do transporte coletivo. Algumas pessoas se emocionaram com o show e outras até desceram antes do ponto só para apreciar a música. A estudante Rosielma Oliveira ficou impressionada. “Achei o máximo, inusitado, no meio da Praça A, assim”, disse a jovem, deslumbrada.

Professores e estudantes de música tocam trombones no transporte coletivo Goiânia Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Professores e estudantes de música tocam no transporte coletivo (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

O desempregado Romildo Gomes estava andando pelo terminal com um rádio pendurado no pescoço. Quando ouviu os trombones tocando decidiu desligar o seu equipamento e parou para apreciar o show. “Desliguei para ouvir a música. Música é cultura, música é arte, é isso aí”, disse animado com a apresentação.

Os estudantes e professores tocaram nas plataformas e até dentro dos ônibus. Ao final de cada peça o público aplaudia os músicos e vários diziam que estavam felizes por poder experimentar um momento de tranquilidade em meio à rotina agitada e os terminais lotados, além de se sentirem mais animados depois de ouvir os arranjos.

Programação BoneWeek

Terça-feira (5)
14:00 - Master-Class: Professores do Coletivo Trombones Goianos
Local: Colégio da Polícia Militar de Goiás - Unidade Ayrton Senna (Rua Jc 10, Jardim Curitiba)