Parceria entre IFMT e UFG traz Planetário Itinerante para Rondonópolis

Data: 14/04/2016

Veículo: Dia a dia News

Link da notícia: http://www.diaadianews.com.br/noticias/45099/parceria-entre-ifmt-e-ufg-traz-planetario-itinerante-para-rondonopolis

A ação faz parte do curso superior de Licenciatura em Ciências da Natureza do IFMT -Foto (ASCOM - IFMT Rondonópolis)

ASCOM - IFMT Rondonópolis

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) trouxe um Planetário Itinerante para Rondonópolis. O projeto ‘Redescobrindo a Astronomia’, veio como parte das ações da 1º Semana de Ingressos do curso superior de Licenciatura em Ciências da Natureza do IFMT. Contudo, recebeu visitas também dos alunos do ensino médio do Instituto e de escolas estaduais de Rondonópolis.

A vinda do Planetário teve como objetivo ampliar a curiosidade dos futuros professores, no que, diz respeito a astronomia, e fazer com que eles tenham uma nova visão de aprendizado, que será repassado posteriormente quando estiverem lecionando nas escolas de Rondonópolis.

Para o coordenador do curso em Ciências da Natureza, Marcos Vinicius Vilela, a ideia é trabalhar o tema astronomia dentro e fora da sala de aula e de forma interdisciplinar. E ter a participação das escolas que se agendaram para visitação é uma forma que o IFMT busca de levar serviços para a comunidade externa. “No curso nós trabalhamos com a formação de professores. Queremos que eles levem uma nova perspectiva de ensino e aprendizado para a rede básica de Rondonópolis, e queremos que isso aconteça em âmbito interdisciplinar”, disse.

E durante as visitações, os alunos entram em uma sala ambientada (domo inflável tipo iglu), onde é passada uma projeção de imagens do Universo e suas constelações, sob as explicações do idealizador do projeto e professor da UFG, Thiago Oliveira. Durante as sessões são explorados aspectos como a origem do universo e formação da matéria, a descrição de como se desenvolveram e evoluíram as técnicas de contagem do tempo e previsões climáticas.

“Para Rondonópolis nós preparamos sessões, no qual, procuramos mostrar através do simulador as constelações e explicando ao vivo ao mesmo tempo para os alunos. Então vamos mudando a apresentação de acordo com o público e as dúvidas que vão surgindo. As crianças ficam muito encantadas com as imagens, então estamos partindo para uma ideia mais interdisciplinar”, explicou o Thiago Oliveira.

Entre os alunos do ensino médio que participaram da experiência no IFMT, estava Thais Gomes que ficou encantada com a viagem astronômica. “É uma experiência inesquecível e inovadora e nem todos tem essa possibilidade de conhecer uma coisa nova. Achei muito incrível”, disse.