Filarmônica apresenta 4º concerto da Temporada 2016 neste domingo

Data: 14/04/2016

Veículo: Dica de Teatro

Link da notícia: http://dicadeteatro.com.br/filarmonica-apresenta-4o-concerto-da-temporada-2016-neste-domingo/

A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), realiza neste domingo, 17/04, a quarta apresentação da Temporada 2016. O espetáculo faz parte da série Concertos para Juventude, e terá início às 11 horas, no Teatro Basileu França.  A entrada é gratuita.

Sobe a regência do maestro Eliseu Ferreira, a orquestra executará no programa composições de Mozart, Grieg, Guarniei, Nepomuceno e Beethoven. O concerto tem início com a Sinfonia nº 32, de Mozart, em três movimentos. Na sequência tem a Suíte Holberg, do norueguês Edvard Grieg, um dos mais célebres compositores do período romântico.

A terceira composição a ser apresentada é a Dança Brasileira, de Camargo Guarnieri. A obra é inspirada no folclore brasileiro e utiliza-se de diferentes ritmos para ilustrar as danças dos povos negros e indígenas. E para finalizar o repertório da manhã tem a Suíte Antiga, do brasileiro Nepomuceno, seguida pela grandiosa abertura de Egmont, de Beethoven.

O solista

Eliseu Ferreira é natural de Anápolis, graduado em Educação Artística e Clarineta, e mestre em Regência Orquestral pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). O músico foi regente em diversas corporações musicais, e também regente titular e diretor artístico da Orquestra de Câmara Goyazes por dois períodos: entre 1999 e 2003 e entre 2008 e 2011, e diretor artístico e regente titular da OFG (entre 2012 e 2013).

Desde 2002 Eliseu está à frente da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual tem realizado um intenso trabalho didático e artístico, séries de concertos na capital e interior de Goiás, além de outros Estados, e turnês na Espanha e na Alemanha.

É também Diretor Executivo e Artístico do Projeto Sinfonia do Amanhã na cidade de Cachoeira Dourada (GO), e diretor do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França.

Serviço:

Concertos para a Juventude com a Orquestra Filarmônica de Goiás