'Globo Rural': planta do Cerrado pode auxiliar no tratamento do vitiligo

Data?14/04/2016

Veículo: G1

Link da notícia: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2016/04/globo-rural-planta-do-cerrado-pode-auxiliar-no-tratamento-do-vitiligo.html

De acordo com a tradição popular, a mama-cadela, planta nativa do Cerrado, pode auxiliar no tratamento do vitiligo, doença que faz aparecer manchas na pele. Neste domingo (17), o ‘Globo Rural’ mostra uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Goiás, que isolou a substância presente na mama-cadela que teria esse efeito.

A repórter Helen Martins aborda os primeiros resultados desse estudo, que inclui a elaboração de cremes, pós e até pílulas que poderão ser usados no tratamento do vitiligo. Ainda não há, entretanto, pesquisas clínicas que avaliem a efetividade do princípio ativo no combate à doença e seus possíveis efeitos colaterais para a saúde humana.

O programa também viaja para a região de Ilhéus, na Bahia, a principal produtora de cacau do país, onde mostra a tendência atual dos agricultores de adotar novas práticas com o objetivo de agregar maior valor à produção.

A reportagem de Cristina Viana visita assentados da reforma agrária, que se organizaram em cooperativa para produzir chocolate em pó usado na merenda escolar da região. Além disso, conhece uma produção orgânica de cacau e um agricultor que fabrica dentro da propriedade o nibs, a amêndoa do cacau torrada e triturada, matéria-prima da fabricação do chocolate.

Por último, o ‘Globo Rural’ detalha o processo de produção do cacau gourmet, que se utiliza de técnicas especiais desde o plantio até a obtenção de um chocolate de alta qualidade.