Crea-GO sedia abertura de seminário sobre agronegócio e a crise da água

Data: 14/04/2016

Veículo: Crea-Go

Link da notícia: http://www.creago.org.br/index.php/comunicacao/blog/noticias/968-crea-go-sedia-abertura-de-seminario-sobre-agronegocio-e-a-crise-da-agua

 

     O Crea-GO sediou ontem (13/4), em seu auditório, a abertura do seminário “O Agronegócio e a Crise da Água”, realizado pela Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA/UFG), nos dias 13 e 14 de abril. De acordo com a organizadora do evento, Profª. Drª. Eng. Agr. Magda Matteucci, o seminário tem como objetivo levantar alternativas sustentáveis para a agropecuária. “Discutir as consequências do sistema de produção atual do agronegócio no Cerrado goiano em relação à água são os principais objetivos do Seminário”, destacou.

     Na abertura do seminário, além do presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, e da Profª. Magda, compuseram a mesa diretiva o vice-diretor da EA/UFG, Prof. Dr. Eng. Agr. Wilson Mozena; o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás (AEAGO), o conselheiro Prof. Dr. Eng. Agr. Rogério Almeida; e o conselheiro Eng. Agr. Márcio de Jesus, representando o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (EMATER). O conselheiro e também professor da EA/UFG Eng. Agr. Rommel Bernardes também esteve presente no evento.

      O ponto alto da solenidade de abertura do seminário foi a conferência magna “A conjuntura nacional e internacional do agronegócio”, realizada pelo Eng. Agr. Clayton Luiz de Melo Nunes e pelo Eng. Agr. Ricardo de Siqueira Camargo, assentado da Reforma Agrária - Assentamento Dom Fernando, em Itaberaí-GO.

         Durante seu discurso, o presidente do Crea-GO destacou a importância da integração entre o Conselho e as faculdades das diversas áreas da Engenharia. “O Crea precisa interagir e participar, para que os profissionais que serão colocados no mercado sejam cada vez melhores. Queremos que a sociedade possa confiar e contratar os novos profissionais, sabendo que eles oferecerão um bom serviço.” Francisco ainda aproveitou para frisar a importância da Agronomia para o desenvolvimento sustentável e para colocar o Crea à disposição da Escola de Agronomia.

      Hoje (14/4) o seminário continua nas dependências da Escola de Agronomia, com a realização de duas mesas-redondas seguidas de rodas de debate. A primeira, no período da manhã, será sobre “O agronegócio e a crise da água”, com o Antropólogo Dr. Altair Sales Barbosa, que também é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e o Eng. Agr. e pesquisador Pedro Manoel F. O. Monteiro.

      A segunda mesa, que será realizada à tarde, terá como tema “Contraponto: atividades bem sucedidas em Goiás”, com a participação do presidente da Cooperativa Agropecuária Mista de Bela Vista de Goiás (COOPERBLEGO), João Paixão; do Eng. Agr. Ricardo Máximo Filho, que é produtor de orgânicos e presidente da Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica de Goiás (ADAO-GO); e do Eng. Ftal. Leo Lince do Carmo de Almeida, da EMATER. Várias atividades culturais e uma feira também fazem parte da programação do seminário.

 

O seminário, iniciado ontem, continua hoje (14/4), na Escola de Agronomia da UFG

 

SERVIÇO: Seminário “O Agronegócio e a Crise da Água”

Data: 13 e 14 de abril

PROGRAMAÇÃO

13/4 – Auditório do Crea-Go
19:30h – Programação cultural – Associação dos Idosos do Brasil
20:00h – Abertura
Local:  R. 239, 556 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO, 74605-070

14/4 – Escola de Agronomia da UFG
07:50h – Café Goiano
08:10 ás 09:30h – Mesa Redonda- O agronegócio e a crise da água
09:40 ás 11:40h – Roda de debate
12:00 ás 14:00h – Almoço, feira, manifestações culturais
14:00 ás 15:30h– Mesa Redonda – Contraponto: atividades bem- sucedidas em Goiás
15:40 ás 16:40h – Roda de debate
17:00 – Encerramento
Local: Avenida Esperança, s/n -Escola de Agronomia-UFG Campus Samambaia