Governo busca avanços no licenciamento ambiental

Data: 25/04/2016

Veículo: Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/governo-busca-avancos-no-licenciamento-ambiental/  

 

SECIMA

Foto: Henrique Luiz

O governador Marconi Perillo esteve na tarde desta segunda-feira, dia 25, em uma reunião de trabalho na Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, em Goiânia. Por mais de uma hora, ele tratou junto ao secretário Vilmar Rocha e superintendentes da pasta sobre os projetos prioritários específicos.

Ao término da reunião, Vilmar Rocha explicou que um dos principais pontos tratados foi a agilização do licenciamento ambiental e outorga de recursos hídricos, duas questões que, segundo ele, apresentam demandas acumuladas ao longo dos anos. “Buscamos conjuntamente soluções para agilizar esses dois assuntos. Hoje o governador veio pessoalmente reafirmar seu apoio com as atividades da secretaria”, declarou.

O secretário explicou que, devido à atual crise financeira e política em âmbito nacional, que acaba repercutindo diretamente por todo o País, sua equipe tem se dedicado a projetos de infraestrutura que devem ser colocados em prática no próximo ano. “Além de termos concluído em 2015 o plano estadual de recursos hídricos e o plano estadual de recursos sólidos, estamos nos empenhando em idealizar o plano de desenvolvimento da Região Metropolitana, feito em parceria com a Universidade Federal de Goiás”, adiantou.

Sobre investimentos em mobilidade urbana para a Região Metropolitana de Goiânia, Vilmar Rocha mencionou que está bastante avançado o projeto do anel viário da BR 153, que passa por Senador Canedo rumo a Aparecida de Goiânia; e outro no sentido contrário, também na BR 153 e que passa por Trindade. “Esses dois projetos estão em fase bastante adiantadas e sendo desenvolvidos para que, a hora que estivermos com tudo pronto e em plenas condições financeiras, possamos executá-los”, alegou.

Outro empenho da Secima está na destinação correta dos resíduos sólidos. Há em curso três projetos voltados para atender a região do Entorno do Distrito Federal, a Região Metropolitana e outro que pode ser adaptado a todos os demais municípios goianos. “Nossa intenção é oferecer uma solução definitiva para esta questão”, pontuou. Para encerrar, Vilmar Rocha contou que em junho, durante as comemorações do Mês do Meio Ambiente será lançado um decreto que vai criar o Parque da Serrinha, em uma área superior a  100 mil metros quadrados, dentro da capital, e que hoje está abandonada e sem utilidade.