Carta de Goiânia vai à Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências

Data: 27/04/2016

Veículo: Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/carta-de-goiania-sera-levada-a-reuniao-magna-da-academia-brasileira-de-ciencias/

centenario-abc-reuniao-magna-300x176

Reunião Magna da ABC, em comemoração aos 100 anos da instituição, será realizada no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação.

Carta de Goiânia: ciência, produção de alimentos e cidadania, documento que resume o papel do Centro-Oeste e da ciência aplicada na produção de alimentos e os desafios a serem superados pelo setor agropecuário, será levada ao Rio de Janeiro, na próxima semana, para ser apresentada durante a Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC), que acontecerá em maio, no Rio de Janeiro.

O documento foi elaborado pela Vice-presidência Minas e Centro-Oeste da ABC e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), em conjunto com as Fundações de Minas Gerais (Fapemig), Brasília (FapDF), Mato Grosso (Fapemat) e Mato Grosso do Sul (Fundect).

A ação faz parte das comemorações do Centenário da ABC. Na última semana, nos dias 18 e 19 de abril, a capital de Goiás recebeu cientistas e pesquisadores brasileiros ligados ao campo e à agroindústria para debater os principais pontos relacionados à pesquisa aplicada na agricultura e na pecuária. Com o tema A Pesquisa na Agricultura: implicações para a sustentabilidade e a segurança alimentar global, foram realizadas sete palestras e quatro painéis, que abordaram temas importantes ligados à pesquisa em toda a cadeia produtiva e ressaltaram desde a produção sustentável de grãos, carne, leite e hortaliças, até sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), produção de orgânicos e agricultura de precisão.

Para a presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, o evento teve uma importância fundamental para o reconhecimento do papel do Centro-Oeste, ao mesmo tempo em que a elaboração da Carta se torna um norte para a tomada de decisões em todas as esferas ligadas à pesquisa científica. “Ficamos muito satisfeitos com os resultados do evento realizado em comemoração aos 100 anos da ABC, com um tema de total relevância para a humanidade. É um desafio que o mundo propõe ao Brasil, de alimentar o planeta. E a Ciência e a região Centro-Oeste têm um papel extremamente importante nesse contexto para encontrar respostas aos novos desafios”, pontuou.

A presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, e o jornalista Fernando Barros, do Fórum do Futuro, apresentaram a Carta de Goiânia que será levada à Reunião Magna da ABC, no Rio de Janeiro. Foto: Van Lima.

A presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, e o jornalista Fernando Barros, do Fórum do Futuro, apresentaram a Carta de Goiânia que será levada à Reunião Magna da ABC, no Rio de Janeiro. Foto: Van Lima.

Carta
Carta de Goiânia, entregue ao final do evento, levou em consideração a opinião de diversos agentes envolvidos em todo o segmento, de cooperativas e federações, a entidades governamentais estaduais e federais, universidades e setor empresarial. O documento aponta doze tópicos específicos que devem orientar políticas públicas de incentivo à ciência, tecnologia e inovação no setor agropecuário e, consequentemente, de melhoria da produtividade no campo, que tem novos desafios no papel de alimentar a população global.

A Reunião Magna da Academia, na qual será apresentada a Carta de Goiânia, será realizada entre os dias 4 e 6 de maio, no Museu da Amanhã, no Rio de Janeiro, com o tema 100 Anos de Ciência: Construindo um Futuro Melhor. As sessões abordarão estudos sobre zika vírus, saúde global, segurança alimentar sustentável, energia, novas tecnologias e educação, entre outros temas de grande interesse da sociedade. Elas serão conduzidas por cientistas brasileiros de destaque e convidados estrangeiros de excelência, inclusive o ganhador do Prêmio Nobel de Física 2015, Takaaki Kajita.

Instituições envolvidas
Além da Vice-presidência Minas Centro-Oeste da ABC, Fapeg, Fapemig, FapDF, Fapemat e Fundect, o evento realizado em Goiânia em comemoração ao Centenário da ABC, que resultou na Carta de Goiânia, foi organizado pela Fapeg, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Instituto Federal Goiano (IF Goiano).

Contou com o apoio das seguintes instituições: Governo do Estado de Goiás; Superintendência Executiva de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Supex/SED); Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás); Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa); Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA-GO/Mapa); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Banco do Brasil; Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg); Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária em Goiás (Fundepec Goiás); Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO); Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-GO); Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – regional Goiás (SBPC-GO); Fórum do Futuro; Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Leia a íntegra da Carta de Goiânia.

*Assessoria de Comunicação Social da Fapeg