Recitais Vilaboenses homenageiam dona Tânia

Data: 28/04/2016

Veículo: Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/recitais-vilaboenses-retoma-edicoes-homenageando-a-musicista-maria-luiza-povoa/

Palácio Conde dos Arcos

Um palco montado ao ar livre embalado pelo suave toque do piano. Esse é o cenário da nova edição da série Recitais Vilaboenses, que está de volta nesta sexta-feira, dia 29, às 20 horas, no Palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás. Nesta retomada do projeto, a grande homenageada é a musicista Maria Luiza Póvoa, um dos nomes mais expressivos da história da música goiana.

recitaisdonatania

Maria Luiza Póvoa

O evento tem entrada gratuita e é realizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), em parceria com a Escola de Música da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ocorre na última sexta-feira de cada mês, homenageando sempre uma personalidade cultural, levando espetáculos de qualidade e entretenimento aos moradores e turistas da histórica Vila Boa.

O programa do recital traz obras dos compositores Moritz Moszkowski, Antonín Dvorak, Fritz Kreisler, Fernando Cupertino, Aylton Escobar e Francisco Mignone, que serão executadas pelo Duo Pianístico formado por Consuelo Quireze e Maria Lúcia Roriz.

As pianistas fizeram a estreia do Duo em Goiânia, em 1998. São professoras na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Dedicam-se principalmente à divulgação do repertório escrito para esta formação, com especial enfoque para a música brasileira. Intérpretes de diversas primeiras audições de obras de compositores brasileiros, algumas

pianistas Consuelo Quireze e Mª Lucia Roriz

Pianistas Consuelo Quireze e Mª Lucia Roriz

delas dedicadas ao duo, as pianistas têm se apresentado nas mais representativas salas de concerto e teatros do Estado e do Brasil, tendo realizado uma turnê pelas principais cidades do Canadá divulgando a música brasileira para piano a quatro mãos. Elas também fazem parte da
Academia.

Maria Luiza Póvoa da Cruz,
Dona Tânia, como Maria Luíza é conhecida, nasceu na cidade de Goiás. Co-fundadora do Conservatório Goiano de Música, hoje Emac, foi diretora da Escola de Música do Centro Cultural Gustav Ritter, superintendente e diretora da Fundação Orquestra Sinfônica de Goiânia. É membro titular da Academia Nacional de Música, e da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag), entre várias distinções e honrarias.