Hospital da UFG inaugura Contêiner Data Center

Data: 03/05/2016

Veículo: Hospitais Universitários Federais

Link da notícia: http://www.ebserh.gov.br/web/portal-ebserh/noticias/-/asset_publisher/FrE5lZC057TP/content/id/1119730/2016-05-hospital-da-ufg-inaugura-conteiner-data-center

Hospital da UFG inaugura Contêiner Data Center

Goiânia - O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) inaugura, nesta terça-feira (03), o Contêiner Data Center, ferramenta de modernização do ambiente de Tecnologia da Informação nos hospitais universitários federais (HU’s).

A inauguração será realizada às 11 horas e contará com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, professor Newton Lima, o superintendente do HC-UFG, José Garcia Neto, juntamente com o reitor da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral e demais autoridades.

O Data Center da Ebserh é uma solução modular de rápida instalação, longa durabilidade e tolerante a desastres, sendo econômica em relação a salas convencionais. O contêiner instalado no HC-UFG terá capacidade para seis racks para os ativos de rede, um grupo moto gerador individual, um sistema completo de refrigeração por precisão, indispensável para a garantia de maior vida útil das máquinas; sistema de detecção e alarme de incêndio com detecção prematura, sistema de combate a conflagração com gás, circuito fechado de televisão para monitoramento (CFTV) e interconexão com o hospital através de conexões em fibra ótica. O investimento no HC-UFG foi da ordem de R$1,8 milhão de reais.

"Esse equipamento traz segurança no tráfego de todas as informações digitais e a tecnologia necessária para garantir o funcionamento das atividades assistenciais. Não se consegue fazer gestão em nenhum sistema com eficiência se não tivermos uma TI funcionando na fronteira do conhecimento e permitindo que todas as ações funcionem de forma segura", ressalta o presidente da Ebserh, professor Newton Lima.

De acordo com o diretor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação da Ebserh, Cristiano Cabral, a solução permite a padronização do ambiente de data center, a implantação desta estrutura sem a necessidade de utilização ou reforma de espaço nos prédios, diminuindo o tempo de implantação e eliminando os transtornos causados por obras internas aos prédios da instituição.

Segundo o diretor, com a implantação dos Contêineres Data Centers, diversas dificuldades, antes apontadas como barreiras para a evolução tecnológica dos HU’s, puderam ser transpostas. São elas: fraca alimentação da rede elétrica, estrutura de cabeamento de rede precária e instável, vulnerabilidade dos equipamentos de TI, falta de controle de acesso, falta de redundância dos links e sistemas, falta de integração das redes físicas e lógicas, falta da integração entre os próprios hospitais e a sede, monitoramento direto de servidores e ambientes inexistentes, e propensão à ocorrência de desastres.

Para o chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do HC-UFG, Alexsandro Beserra Bastos, há muito tempo o hospital tem lutado para construir um ambiente adequado para manter seus equipamentos, sistemas, dados e informações protegidos e sempre disponíveis para uso.  “Agora este sonho se tornará realidade com este projeto inovador que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), através da Diretoria de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (DGPTI) nos presenteia: um datacenter moderno, seguro e com alta disponibilidade para oferecer seus serviços aos usuários do hospital”, avalia Alexsandro.