Filarmônica de Goiás faz concerto em comemoração Dia do Trabalho em Goiânia

Data: 25/04/2016

Veículo: Curta Mais

Link direto para a notícia: https://www.curtamais.com.br/goiania/filarmonica-de-goias-faz-concerto-em-comemoracao-dia-do-trabalho-em-goiania

Entre as homenagens ao trabalhador, no dia 1º de maio, estará a apresentação da Orquestra Filarmônica de Goiás. Sob regência do maestro ítalo-brasileiro Alessandro Borgomanero, a Orquestra fará um concerto no Dia do Trabalho, às 11h, no Teatro Basileu França. No repertório, obras como: Le Héros, de Neukomm,  Sinfonietta nº1 de Villa-Lobos  e a Sinfonia nº41, de Mozart.

As obras

Neukomm foi um compositor austríaco que se apaixonou pelo Brasil, vivendo no Rio de Janeiro entre 1816 e 1821. Durante este período, compôs "Le Héros" (O Herói), que foi dedicada a Dom Pedro I, e é cabalmente reveladora da segurança composicional do autor.

A Sinfonietta Nº 1 foi composta no início da carreira de Villa Lobos e é dedicada à memória de Wolfgang Amadeus Mozart,  utilizando a instrumentação de uma orquestra de câmara clássica.

A Sinfonia nº41 é uma das últimas composições de Mozart. A obra possui uma série de intervalos que denotam ansiedade, mesclando características dos períodos clássico e barroco.

O maestro

Alessandro Borgomanero nasceu em Roma, mas vive em Goiânia desde 1999, onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás. De 2003 a 2007 foi o regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes, liderando a orquestra em mais de 90 concertos por vários estados brasileiros.

Como reconhecimento pelas suas realizações na área da música em Goiás, recebeu em 2006, o título de Comendador da Ordem do Mérito Anhanguera, outorgado pelo Governo do Estado. Gravou vários CDs pelos selos Kreuzberg Records (Alemanha), Nami Records (Japão) e Classic Sound (Áustria). Em 2011 gravou um CD com obras inéditas de compositores brasileiros para violino e orquestra de cordas como solista e diretor artístico da Camerata Filarmônica de Goiás.

Participou com concertos em diversos festivais de música como no Festival de Verão de Salzburg em um concerto de música de câmara com a cantora Jessye Norman, Festival de Música de Edimburgo, nas Semanas Filarmônicas de Salzburg com integrantes das Orquestras Filarmônica de Viena e de Berlim, Festival Mozart de Tóquio, e no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ministrou masterclasses para violino na Escola Superior de Música de Viana (Portugal) e em quase todos os festivais de música do Brasil.

Programa:

Neukomm: Le Héros
Villa-Lobos: Sinfonietta No. 1 (A Memória de Mozart)
A. Mozart: Sinfonia nº 41 em Dó Maior, Júpiter, Kv. 551

Concertos Especiais

Comemoração ao Dia do Trabalho

Data: 1º de maio ( domingo)

Local: Teatro Basileu França

Regente: Alessandro Borgomanero