Contratação de fotossensores e câmeras é avanço, diz urbanista

Data: 04/05/2016

Veículo: O Popular

Link da notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/vida-urbana/contrata%C3%A7%C3%A3o-de-fotossensores-e-c%C3%A2meras-%C3%A9-avan%C3%A7o-diz-urbanista-1.1080010

 

Doutora em transporte, a arquiteta e urbanista Érika Cristine Kneib afirma que a instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica são importantes para reduzir a velocidade dos carros na cidade e evitar acidentes graves. “A velocidade excessiva está atrelada a acidentes que podem culminar em mortes”. Ela pondera, no entanto, que esta “é uma parte da solução”.

Érika, que é professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), defende que a fiscalização deve ser modernizada. “É preciso utilizar e implementar mais câmeras voltadas para o trânsito”, diz. Para ela, Goiânia ainda tem poucos agentes e que eles não contam com equipamentos adequados para o trabalho de vigilância do trânsito. “Com mais opções, pode-se ampliar a área de fiscalização.”

Neste sentido, a arquiteta entende que a novidade da licitação lançada pela Prefeitura, a contratação de 200 câmeras de videomonitoramento, seja “um começo”. “Com a chegada desta tecnologia, será preciso ter um plano integrado de fiscalização, realocação e treinamento de agentes”, avalia ela, acrescentando que outras capitais já comprovaram a eficiência do equipamento quando utilizado em tempo real. “Mesmo assim, vejo essas questões desarticuladas em Goiânia”, alerta.