Cerfis recebe visita de universitários da Suécia

Data: 06/05/2016

Veículo: Mais Goiás

Link da notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/cefis-recebe-visita-de-universitarios-da-suecia/

Alunos dinamarqueses conhecem programa de reconstituição lábio palatal

Alunos suecos conhecem programa de reconstituição lábio palatino

O Centro de Reabilitação de Fissuras Lábio-Palatinas (Cerfis) foi eleito pela pós-doutoranda da Universidade Federal de Goiás (UFG), Larissa Vilanova, para ser apresentado aos universitários dinamarqueses Amin Shabaz e Jakob Attin, que estão há dois meses desenvolvendo estudos em Goiás. A visita dos universitários faz parte das atividades do Programa Linnaeus-Palme, convênio de intercâmbio de professores e alunos entre Brasil e Suécia, coordenado pela Faculdade de Odontologia da UFG.

Recepcionados pela coordenadora do Cerfis, Flávia Aline Jesuíno, eles conheceram o trabalho realizado pela equipe multiprofissional do núcleo e acompanharam de perto a rotina de atendimentos das áreas de Cirurgia Plástica, Fonoaudiologia, Odontologia e Psicologia. Os visitantes, que estavam acompanhados pela aluna de pós-doutorado em Clínica Odontológica da UFG Larissa Vilanova, ficaram encantados com o envolvimento dos profissionais com seus pacientes. “Até então, eles não tinham conhecimento que esse tipo de serviço já existia na Suécia. Após o primeiro contato com o cirurgião plástico Reinaldo Carvalho os alunos observaram que já existe esse tipo de paciente lá.

Oportunidade
A multidisciplinaridade do serviço é algo extremamente encantador, ainda mais por ser oferecido pelo SUS”, comentou Larissa. Pela primeira vez no Brasil, os alunos estão há cerca de dois meses em Goiânia acompanhando todo o trabalho de Odontologia da UFG e, dentre as atividades oferecidas, a visita ao Cerfis foi uma grande oportunidade para trocar experiências e levar novos conhecimentos de volta para Malmö.

Um dos pontos que mais impressionou Armin durante a visita foi o empenho da equipe profissional. “Eu achei que todos são realmente muito dedicados e que valorizam o trabalho desenvolvido por cada um, ao longo do tempo. Percebi também que existem muitos casos diferentes e, mesmo diante disso, vi que eles tratam cada um de forma atenciosa e única”, ressaltou.

Já para Jakob, a visita proporcionou o conhecimento de uma área totalmente nova. “Eu aprendi muita coisa com cada caso que acompanhamos aqui, pois é muito diferente do que estamos acostumados a trabalhar. Foi muito interessante ver a rotina das pessoas que trabalham nas diferentes áreas do Cerfis. Estão todos de parabéns”, destacou.

Essa não é a primeira vez que o núcleo recebe visitas de alunos e professores da Universidade de Malmö. Em agosto de 2015, a professora Liselotte Björnsson e as alunas Sandy Lantz e Cecilia Kohl também visitaram o núcleo. Segundo a coordenadora Flávia, receber visitas como essa é extremamente importante e gratificante para trocar experiência e conhecimento entre professores e alunos, apresentando o que é feito no Cerfis. “Essa parceria da UFG com a Universidade de Malmö, na Suécia, proporciona aos alunos conhecerem os programas públicos oferecidos pelo município e Estado na área de Odontologia. E é nessa oportunidade que o Cerfis se torna conhecido no meio acadêmico nacional e internacional pelo trabalho realizado aos portadores de lábio leporino. Eles ficaram impressionados também com o volume de atendimento e a qualidade da assistência prestada aos pacientes, inclusive com as especificidades dos procedimentos realizados”, pontuou.