Inscrições abertas para 6 Programas de Pós-graduação

Data: 09/05/2016

Fonte/Veículo: Universidade Federal do Amazonas

Link direto para a notícia: http://www.ufam.edu.br/index.php/noticias-bloco-esquerdo/5398-ppgs

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Propesp) divulga que estão abertas as inscrições para 6 programas de pós-graduação (PPGs). Há oferta de vagas para mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Entre os programas de pós-graduação que oferecem vagas de mestrado estão o Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais e Ambientais (PPG-CIFA), que disponibiliza 7 vagas regulares e 3 vagas suplementares (para atendimento da política de ação afirmativa para autodeclarados pretos, pardos e indígenas) e o Programa de Pós-graduação em Geociências (PPGEO), com a oferta de 10 vagas regulares (sendo 9 para o público em geral e 1 para candidatos estrangeiros que pretendam concorrer ao Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação da CAPES-PEC-PG/CAPES) e 2 vagas suplementares.

Para quem pretende investir em um doutorado, as oportunidades são para candidatos da área de Inovação Farmacêutica, cujo processo de seleção oferece oito vagas. Para o pós-doutorado, há uma vaga no Programa de Pós-graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos (PPG – CIPET). O pesquisador selecionado atuará em projeto realizado na Universidade Federal do Amazonas e fará jus a uma bolsa no valor atual de R$ 4.100 durante doze meses, sendo o prazo prorrogável nos casos previstos na legislação específica.

Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais (PPG-CIFA)

Tem as Ciências Florestais e Ambientais como área de concentração e dispõe de três linhas de pesquisa: Linha 1 – Conservação da natureza; Linha 2 – Silvicultura de Florestas Tropicais e Manejo e Linha 3 – Tecnologia de Recursos Florestais. O período de inscrição para o Exame de Seleção será de 09 de maio a 03 de junho de 2016.

Mais informações sobre o PPG-CIFA podem ser obtidas na página eletrônica  www.ppgcifa.ufam.edu.br ou na Secretaria do Programa;

Programa de Pós-graduação em Geociências (PPGGEO)

Dispõe das linhas de pesquisa Geologia Sedimentar e Meio Ambiente (Linha 1) e Petrologia, Metalogênese e Evolução Crustal (Linha 2).  O exame de Seleção compreenderá duas etapas: a Prova de Conhecimentos e a Prova dissertativa, ambas eliminatórias.  O período de inscrição para o Exame de Seleção será de 09 a 25 de maio de 2016.

Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA)

Serão oferecidas 10 vagas regulares e 3 suplementares para Mestrado. O PPGCA oferece duas linhas de pesquisa: Componentes e dinâmicas dos ecossistemas com ênfase no bioma amazônico (Linha 1) e Sociedade, Biodiversidade e Sustentabilidade do bioma amazônico (Linha 2). O Exame de seleção será realizado em 4 etapas. O período de inscrição para o Exame de Seleção será de 16 a 31 de maio de 2016.

Programa de Pós-graduação em Inovação Farmacêutica (PPGIF)

O Programa de Pós-graduação em Inovação Farmacêutica é realizado em Associação Ampla com a Universidade Federal do Amapá, com a Universidade Federal de Goiás e com a Universidade Federal do Pará. O PPG oferece 8 vagas para o Doutorado e dispõe das linhas de pesquisa Planejamento, pesquisa, síntese e avaliação biológica de produtos naturais e moléculas bioativas (Linha 1) e Desenvolvimento farmacotécnico, analítico e avaliação biofarmacêutica de fármacos e medicamentos (Linha 2). O período de inscrição para o Exame de seleção começou no dia 1.º de maio e segue até o dia 31 de maio de 2016.

Programa de Pós-graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos

Será selecionado 1 bolsista pesquisador em nível de pós-doutorado. O período de inscrições começou no dia 1.º de maio e segue até o dia 13 de maio. As inscrições devem ser feitas somente por e-mail, com envio da documentação exigida para o endereço eletrônico ppgcipet@ufam.edu.br.

Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF)

Serão oferecidas 8 vagas para o curso de Mestrado nas linhas de pesquisa Enfermagem em Saúde Pública e epidemiologia de doenças da Amazônia (Linha 1) e Educação e Tecnologia de enfermagem para o cuidado em saúde a indivíduos e grupos sociais (Linha 2). O Exame de seleção será realizado em duas etapas e o período de inscrição compreende os dias úteis entre 16 de maio e 03 de junho de 2016.