Presidente Dilma Rousseff assina projeto que cria Universidade Federal em Catalão

Data: 09/05/2016

Fonte/Veículo: Portal Catalão

Link direto para a notícia: http://www.portalcatalao.com.br/portal/noticias/educacao/presidente-dilma-rousseff-assina-projeto-que-cria-universidade-federal-em-catalao,MTc5MDA.html

Cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto e o projeto será encaminhado ao Congresso Nacional
A presidente Dilma Rousseff (PT) assinou na manhã de hoje, segunda-feira (09) projeto de lei que cria mais cinco universidades federais. A cerimônia de assinatura foi no Palácio do Planalto e o projeto será encaminhado ao Congresso Nacional.

Vista aérea da UFG Regional Catalão (Foto: Divulgação UFG)

Pela proposta, serão criadas em Goiás, as universidades de Catalão e Jataí; no Piauí, a do Delta do Parnaíba; no Tocantins, a do Norte do Tocantins e, em Mato Grosso, a de Rondonópolis. Segundo o Ministério da Educação, as novas universidades deverão se juntar às 63 existentes.

“Queria destacar que as cinco universidades que acabamos de criar são muito importantes para as regiões do país. Há um esforço para interiorizar as universidades do nosso país”, afirmou Dilma.

Em Assembleia Universitária realizada no mês de novembro de 2015 em Catalão, que contou com a presença dos corpos docente, discente e técnico-administrativo em educação da Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás, foi feita a escolha da primeira opção de nome da nova Universidade autônoma desmembrada da UFG em Catalão. Por ampla maioria, o nome escolhido foi Universidade Federal de Catalão (UFCat). A primeira opção de nome será enviada à Reitoria da UFG que levará ao MEC (Ministério da Educação), para nomear a Universidade. A segunda opção de nome, decidido igualmente por maioria de votos, foi Universidade Federal do Sudeste Goiano (UFSEG).

Com o tempo de tramitação do projeto de lei no Congresso Nacional, a expectativa é de que as novas unidades sejam implementadas até 2017.