Criação de mais universidades federais

Data: 10/05/2016

Fonte/Veículo: Blog do Enem

Link direto para a notícia: http://www.blogdovestibular.com/2016/05/criacao-de-universidades-federais.html

A presidente Dilma Rousseff assinou nesta segunda-feira, dia 9 de maio, o projeto de lei que propõe a criação de mais cinco universidades federais, em diferentes regiões brasileiras.

Após a  assinatura, a proposta será encaminhada para o Congresso Nacional e, posteriormente, para o Senado para aprovação da referida proposta.

As universidades, se aprovadas, serão estabelecidas em quatro estados que são Goiás, nos municípios de Catalão e de Jataí; no Piauí, na cidade de Delta do Parnaíba; no norte do Tocantins e em Mato Grosso, em Rondonópolis.

De acordo com a Presidente, as cinco universidades recém-criadas são muito importantes para as regiões do país, pois há  um esforço para interiorizar as universidades em  nosso país.

No caso do estado de Goiás, as duas novas universidades devem ser fruto do desmembramento dos campi avançados da Universidade Federal de Goiás, UFG, nos municípios de Catalão e Jataí. As instituições devem se chamar Universidade Federal do Sudeste Goiano, na primeira cidade, e Universidade Federal do Sudoeste Goiano, na segunda.

Atualmente, o Brasil conta com 63 universidades federais, caso o  projeto de lei for aprovado, serão 68 Instituições de Ensino Superior.