Acreditação chega aos cursos de Medicina e Odontologia

Data: 01/06/2016

Fonte/Veículo: Brasil Fashion News

Link direto para a notícia: http://www.brasilfashionnews.com.br/noticias_detalhe.aspx?id=31645

Certificação avalia de forma criteriosa cursos superiores oferecidos pelas instituições de ensino superior do Mercosu

Os cursos de Medicina e Odontologia da Universidade Positivo (UP) acabam de receber a certificação no Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do MERCOSUL e Estados Associados – Sistema ARCU-SUL. Trata-se de um selo que resulta de um Acordo entre os Ministros de Educação da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile. No Brasil, é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP e avalia de forma criteriosa a instituição universitária e os cursos oferecidos por ela, os quais passam por uma “auditoria”, semelhante à certificação ISO e às acreditações concedidas a hospitais, onde os serviços de saúde e excelência em gestão são avaliados.

A acreditação é o resultado do processo de avaliação por meio do qual é certificada a qualidade acadêmica dos cursos de graduação, estabelecendo que satisfazem o perfil do graduado e os critérios de qualidade previamente aprovados no âmbito regional para cada diploma. O curso é acreditado pelo período de seis anos, contados a partir da publicação em ata da Rede de Agências Nacionais de Acreditação - RANA, por cumprir os critérios definidos para a acreditação do Sistema ARCU-SUL.

O processo de Acreditação dos cursos de Medicina e de Odontologia da Universidade Positivo foi aberto em 2013. Em novembro de 2014, uma comissão do MEC passou uma semana realizando o processo de avaliação do curso. Avaliaram o corpo docente, discente, infraestrutura e o curso como um todo. No Brasil, apenas os cursos de Medicina da Universidade Positivo e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul têm essa acreditação. Já na área de Odontologia, os cursos da Universidade Positivo e da Universidade Federal de Goiás conquistaram a certificação.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das melhores universidades privadas do Brasil.