Assembleia Legislativa realiza neste mês a 3ª edição do Projeto Deputado Jovem

Data: 02/06/2016

Fonte/Veículo: Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Link direto para a notícia: http://al.go.leg.br/noticias/ver/id/142734/tipo/geral/assembleia+legislativa+realiza+neste+mes+a+3+edicao+do+projeto+deputado+jovem

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizará nos dias 17 e 20 de junho o “Projeto Deputado Jovem”, que está em sua terceira edição. Vão participar os alunos do curso de Direito da Faculdade Padrão, que já fizeram uma capacitação nos moldes do “Projeto Escola no Legislativo”.

A iniciativa é da Diretoria de Assuntos Institucionais da Casa, que tem como diretor o ex-deputado pelo PSD Frederico Nascimento, em parceria com a Escola do Legislativo, e apoio da Mesa Diretora da Alego. O evento terá lugar no Plenário Getulino Artiaga, da Casa, bem como em outras dependências do Palácio Alfredo Nasser.

Frederico Nascimento agradece à Escola do Legislativo pela colaboração com o “Projeto Deputado Jovem”, iniciativa que foi efetivada por meio de uma proposta que ele apresentou à Assembleia, na legislatura passada.

O objetivo do projeto é de que, após a experiência, os acadêmicos possam compreender a importância que o Poder Legislativo tem para a sociedade devido à dimensão da sua representação e, também, da sua função, que é elaborar leis que garantam uma vida melhor para a população.

“O Projeto Deputado Jovem é uma iniciativa de formação política e oferece aos participantes a oportunidade de conhecer, na prática, as atividades da Assembleia. Os alunos poderão participar de debates, integrar comissões, apresentar projetos de lei e conhecer todas as atribuições de um deputado estadual”, frisa Frederico.

O Legislativo na prática

Para a estudante do 9º período do curso de Direito, Ana Cláudia Milhomen, toda a sociedade deveria conhecer o funcionamento do Parlamento. “A gente vota e não sabe nem mesmo com o que a pessoa vai trabalhar. O ideal era que todo mundo soubesse como é elaborada uma lei, o que os deputados fazem na prática”, enfatizou.

Já Lúcio de Almeida, também universitário do 9º período do curso de Direito da Faculdade Padrão, ressaltou a importância de associar a teoria aprendida em sala de aula com a prática da profissão. Ele disse, ainda, não ter dúvidas de que a experiência acrescentará bastante na vida profissional de todos os participantes.

O “Projeto Deputado Jovem” segue o modelo do “Programa Politizar”, realizado em novembro de 2013, pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em conjunto com o Poder Legislativo goiano e, também, do “Projeto Emancipar”, de iniciativa da Assembleia, ocorrido em outubro do ano passado.