Jataí em raio X nos seus 121 anos

Data: 31/05/2016

Veículo: Jataí News

Link da notícia: http://jatainews.blogspot.com.br/

Destaque nacional na produção de grãos
Jataí é hoje o maior produtor de grãos do Estado de Goiás e o 2º maior produtor de milho do Brasil,

Com uma população estimada de 93.759 habitantes, Jataí situa-se no sudoeste de Goiás, a 327 km da capital estadual, Goiânia, 535 km da capital federal, Brasília e a 934 km da cidade de São Paulo. Com infraestrutura, considerada a melhor do Sudoeste Goiano, Jataí apresenta condições ideais para despertar o interesse de investidores.

O Agronegócio do município é um dos mais expressivos em nível nacional, devido ao uso de tecnologia de ponta. O seu potencial é ampliado a cada ano, o município é o maior produtor de grãos do Estado de Goiás, e tem a maior rede armazenadora estática de grãos do pais.

Aqui a produtividade faz a diferença. A bovinocultura de corte e leiteira tem no aprimoramento genético sua maior expressão, sem nada dever a outros estados nessa área. A população de Jataí tem o 2o. maior poder de compra de Goiás e estamos entre as três cidades com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Estado, além de contarmos com um considerável parque industrial e comercial gerando emprego e renda para nossa gente.

Outra área que merece destaque é o turismo. Seu povo acolhedor, as águas termais e belezas naturais fazem de Jataí uma cidade especial, uma referência em qualidade de vida, pronta para receber o investidor e o turista e oferecer o que nela há de melhor. Sua localização estratégica aliada à educação de qualidade, mais de 30 cursos superiores na Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal (IF), Universidade Estadual de Goiás (UEG), além de faculdades particulares e centros profissionalizantes.

Turismo

As águas termais hoje já é uma realidade no município, que hoje, é considerada a nova estância Hidrotermal de Goiás, a cidade conta com o Pólo Turístico Vale do Paraíso, composto pelo Thermas Park Jatahy, Lago Bonsucesso e pelo Hotel Thermas Bonsucesso. Mas além das águas termais o município tem várias cachoeiras, hotéis fazenda, clubes, museus e diversos parques ecológicos espalhados pela cidade.

Agropecuária

O município de Jataí é hoje o maior produtor de grãos do Estado de Goiás, na safra 2014/2015 produziu 2.334.674 toneladas de grãos, representando 1,1% da produção nacional, é o 2º maior produtor de milho do Brasil, por conta destes valores, em Jataí, a produtividade dos agricultores já superou a dos Estados Unidos. Está instalada no município a maior e mais moderna usina de etanol do mundo. Jataí tem a 2ª maior bacia leiteira do Estado, o maior número de confinadores de gado de Goiás e tem a maior capacidade armazenadora estática de grãos do país.

Educação

A cidade possui duas unidades federais de ensino superior, a UFG (Universidade Federal de Goiás) que se tornou o maior unidade de ensino superior do interior do Brasil, oferecendo 25 cursos superiores de graduação, 6 de Pós-Graduação, dos quais 5 mestrados e 1 doutorado, dente os cursos de graduação destaca-se o Curso de Medicina. E o IF (Instituto Federal) antigo CEFET, que oferece quatro cursos superiores, entre eles Engenharia Civil e Elétrica, três tecnólogos, e uma unidade estadual de ensino superior a UEG (Universidade Estadual de Goiás) que oferece atualmente dois cursos na modalidade de Tecnologia: Tecnologia de Alimentos e Tecnologia em Logística. Conta ainda com duas faculdade privadas como o CESUT Centro Superior de Jataí  que oferece os cursos de Direito e Administração e a FAJA Faculdade Jataiense que oferece o curso de Ciências Contábeis. Possui ainda, unidades de universidades virtuais como a (UNOPAR) Universidade do Norte do Paraná, (UNIP) Universidade Paulista  e a Universidade COC. Também possui quatro centros profissionalizantes, dentre eles o SENAC.

Segurança

A cidade conta com um complexo de delegacias da Polícia Civil, onde funciona o 1° e o 2° Distrito, DEAM (Delegacia da Mulher), GIH (Grupo de Investigação de Homicídios), DEPAE (Delegacia de Apuração de Atos Infracionais), DEAM (Delegacia da Mulher), GENARC, (Grupo Especializado em Narcóticos) e o GEPATRI (Grupo Especializado ao Crime Contra o Patrimônio). O município é sede do 15º Batalhão da Polícia Militar de Goiás, contamos com equipes da CPE (Companhia de Policiamento Especializada) e COD (Comando de Operações de Divisas). Além da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, presença atuante da 3ª Companhia Independente Bombeiro Militar e ainda possui uma unidade da Polícia Técnico Científica. Devido a sua excelente localização em nível de país e de continente, por ser cortadas por importantes rodovias e ainda, por estar prestes a se tornar o entrocamento da Ferrovia Leste-Oeste com a Norte-Sul, a cidade já é respeitada como uma das principais rotas logísticas do país. Devido a essa posição privilegiada, a Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Jataí é conhecida pelas inúmeras apreensões de carregamento de drogas e contrabandos vindos de outros países como a Bolívia e Paraguai. A cidade também possui uma unidade do Exército Brasileiro, o 41º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMTZ). (Fonte: Ascom-Prefeitura de Jataí).