Conecta SUS interessa a pesquisador norte-americano

Data: 02/06/2016

Fonte/Veículo: Governo de Goiás

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/conecta-sus-interessa-a-pesquisador-norte-americano/

conecta sus pesquisador

O pós-doutor João Ricardo Nickenig Vissoci, pesquisador em saúde global pela Duke University, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, aproveitou a vinda a Goiânia para participar da aula inaugural do mestrado em saúde coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG) para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Conecta SUS, da Secretaria da Saúde.

Ele esteve acompanhado da superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro, e da coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, Marta Rovery Souza. O pesquisador pôde ver de perto o volume de dados gerados e disponíveis para pesquisas no meio acadêmico, reunidos na central de informações e decisões estratégicas do Governo de Goiás.

Os sistemas e indicadores monitorados pelo Conecta foram apresentados pelo coordenador geral do espaço, Jean Pierre Pereira. “Este tipo de vigilância em saúde baseado em dados feito pelo Conecta SUS é excepcional. Com este trabalho feito aqui é possível transformar dados em informação em saúde e conhecimento”, destacou o pesquisador ao final da visita.

Segundo Vissoci, ele teve a impressão que a Saúde de Goiás tem estrutura – logística, material e de pessoal – para aplicar o que está sendo produzido pelo Conecta SUS. Além disso, o pesquisador destacou que a partir do monitoramento dos indicadores pelo Centro, ele acredita que vão existir projetos de inovação e intervenções no sistema acadêmico.