Pesquisas da Emater atraem alunos de pós-graduação da UFG

Data: 28/05/2016

Veículo: Folha do Sudoeste

Link direto para a notícia: http://www.folhadosudoeste.jor.br/pesquisas-da-emater-atraem-alunos-de-pos-graduacao-da-ufg/

Experimentos em fruticultura baseiam pesquisas de mestrado e doutorado, em Anápolis

Na última sexta-feira (20/5), a Unidade Experimental da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) em Anápolis recebeu alunos da pós-graduação do curso de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Na ocasião, cerca de 10  estudantes de mestrado e doutorado na área de fruticultura conheceram pesquisas desenvolvidas pela entidade.

O objetivo da visita, segundo o agrônomo e pesquisador da Unidade Experimental, Toshio Ogata foi apresentar aos estudantes o trabalho desenvolvido pela Emater com frutíferas subtropicais e temperadas. Ainda de acordo com o pesquisador, a visita estava voltada ao repasse de informações sobre as características da citricultura, bem como sobre as espécies cultivadas na Unidade.

De acordo com o professor do curso de Agronomia da UFG, Alexsander Signielli, a visita foi crucial para a aplicação do conteúdo programático. “Nós temos na disciplina o aspecto teórico e prático. Acreditamos que a Unidade Experimental ilustra, de forma prática, os aspectos que permeiam a fruticultura. Nosso foco era apresentar também aos alunos espécies existentes na área de citrus”, explicou o professor.

Na prática

As pesquisas desenvolvidas pela Emater na Unidade Experimental de Anápolis não ficaram apenas na memória dos visitantes. Alunos que já concluíram o mestrado, como o engenheiro agrônomo Lucas Marquezan Nascimento, utilizaram as pesquisas realizadas na Unidade Experimental como sustentação para suas dissertações.

Segundo o estudante que  pesquisa o comportamento do caqui em função do clima, o trabalho de Toshio Ogata, agrônomo da Emater, foi determinante para a escolha do tema. “O Toshio me incentivou a utilizar esse tema como base para a minha dissertação. Ele implantou as mudas de caqui há 14 anos e provou que era possível”, explicou o estudante.

Ainda de acordo com Lucas, o pesquisador auxiliou também na coleta de dados. “A Universidade me auxilia muito com as análises para levantar toda bibliografia. Já a Emater, por meio do senhor Toshio, me auxilia em aspectos mais técnicos, visto que ele tem grande compreensão dos impactos das variações climáticas na planta”, explicou o engenheiro agrônomo.

Dobradinha

Para explicar um pouco mais sobre sua dissertação e o papel da Emater para a escolha do tema, Lucas Marquezan, que já está se dedicando ao doutorado, enfatizou os processos de análise destacados no trabalho em produção. “Na dissertação, analisamos os aspectos que vão da poda até a colheita dos frutos de caqui. Como não é uma planta muito comum no estado, utilizamos a Unidade Experimental com suporte para a análise. Dessa forma, compreendemos a produtividade da planta e estudamos seus parâmetros químicos e físicos”, explicou Lucas.

Emater

A Unidade Experimental de Anápolis tem como objetivo realizar pesquisas na área de fruticultura. Segundo o pesquisador da Emater Toshio Ogata são apresentadas ao público em geral frutíferas tropicais e temperadas além de culturas relativas de critricultura, banana e figo. Entre as espécies estão figo e atemóia e o caqui, fruteira recém-introduzida em Goiás pela Emater.