Câmpus Pirenópolis sedia encontro do Fórum de Pró-Reitores de Graduação

Data: 06/06/2016

Fonte/Veículo: UEG

Link da notícia: http://www.ueg.br/?id_noticia=24671_campus_pirenopolis_sedia_encontro_do_forum_de_pro_reitores_de_graduacao

IMG_5838

Os pró-reitores de Graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) do Centro-Oeste e de outras regiões do país se reuniram na última semana no Câmpus Pirenópolis da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação da Região Centro-Oeste (ForGRAD Centro-Oeste) ocorreu nos dias 2 e 3 de junho, com a participação de representantes de mais de 12 estados e 30 IES.

O ForGRAD Centro-Oeste foi organizado em uma parceria entre a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), o Instituto Federal de Goiás (IFG), a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), o Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica) e a Universidade de Rio Verde (UniRV).

A abertura do evento contou com a presença do pró-reitor de Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), representando o presidente do ForGRAD Nacional, professor Cleverson Pereira, e o presidente do ForGRAD Centro-Oeste e pró-reitor de Ensino do Instituto Federal Goiano, professor Virgílio Erthal.

Também estavam presentes o reitor do Instituto Federal Goiano, professor Vicente Pereira; o reitor da UFG, professor Orlando Vale; e a pró-reitora de Graduação da UEG, professora Maria Olinda Barreto, representando a reitora em exercício, professora Valcemia Gonçalves.

A pró-reitora destacou a importância da troca de experiências entre os presentes para superar os desafios do ensino superior no país. “Que o fórum possa ser o momento para fortalecermos os nossos sonhos de uma educação superior que seja a porta para formar seres humanos melhores”, destacou a professora.

Programação

IMG_5852Esta edição do encontro debateu a Educação a Distância (EAD) e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior. A palestra de abertura do evento trouxe o professor Luis Fernando Dourado, membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), para falar sobre as novas diretrizes curriculares para a EAD.

Na palestra, o professor destacou o crescimento da Educação a Distância como nicho de um mercado educacional, ressaltando a importância de regulamentar a área para garantir qualidade. Luis Fernando também lembrou aos gestores presentes que a modalidade EAD deve ser uma política institucional, e não apenas um novo serviço oferecido à comunidade. Para o palestrante, é preciso “articular as instituições para avançar na área”.

O Fórum continuou na sexta-feira com mesas-redondas para trocas de experiências entre as IES participantes.

(Stephani Echalar | CeCom|UEG)

Notícia publicada em 06/06/2016