Candidatos fazem provas do vestibular da UnirG

Data: 06/06/2016

Fonte/Veículo: UnirG

Link da notícia: http://www.unirg.edu.br/todas-as-noticias/2937-candidatos-fazem-provas-do-vestibular-da-unirg.html

Na manhã de ontem, 05, Gurupi novamente recebeu os candidatos que vieram participar do processo seletivo 2016/2 do Centro Universitário UnirG. Mais de 3.200 inscritos de vários estados do País inscreveram-se no certame concorrendo a 890 vagas.

vestibular 2016 2 fachada

As provas de conhecimentos gerais (prova objetiva) e de redação em Língua Portuguesa foram aplicadas nos campi I e II, das 09 às 13h (horário local).

Muitos dos candidatos vindos dos estados de Goiás, Bahia, Maranhão, Pará, Ceará, Paraná, São Paulo, entre outros, estavam acompanhados por familiares que aguardavam do lado de fora do prédio, até o final da prova.

A candidata de 17 anos, Danyelle Marques, veio de Nova Glória (GO), prestar o vestibular. Segundo ela, as irmãs gêmeas que já cursam Medicina, foram a inspiração para que também escolhesse o curso. “Essa é a segunda vez que venho concorrer a uma das vagas da UnirG. É um sonho de infância ser médica e acompanhar a empolgação das minhas irmãs me incentivou ainda mais buscar pelo meu objetivo”, disse.

A amiga de Danyelle, Yara Silva, 17 anos, moradora de Ceres (GO) também deseja uma das vagas do curso. “É a primeira vez que venho em Gurupi. Tenho amigos que já fazem Medicina aqui, parentes que também cursam em outra cidade, o que me incentivou a também querer essa profissão”, afirmou a candidata.

vestibular candidatos

Já para o senhor Bernardo Corrente o sonho em ser médico é ainda mais desafiador. Aos 63 anos, ele viajou quase 2.000km para participar do certame. De Curitiba (PR), viúvo, pai de quatro filhos, formado em Filosofia e cursando Farmácia na Universidade Federal do Paraná (RR), a sede pelo conhecimento é o que o estimula a buscar a realização de um sonho de infância.

vestibular candidato“Tive uma infância muito humilde e hoje me sinto um vencedor. Tenho dois filhos engenheiros, um médico e a caçula que também tenta Medicina. Mesmo cursando minha segunda formação, sempre quis ser médico, pois minha meta principal é atender a comunidade carente”, relatou o senhor.

De acordo com a comissão do processo seletivo, 9% dos inscritos no certame não compareceram.

Segurança

Segundo o presidente da Comissão Permanente do Processo Seletivo, Drº Marcos Gontijo, visando garantir a segurança dos candidatos de Medicina, a Instituição em cada processo utiliza medidas preventivas. As provas desse certame foram elaboradas pela Universidade Federal de Goiás (UFG). O transporte de Goiânia para Gurupi é escoltado pela Polícia Federal e são guardadas sob a proteção do 4º Batalhão da Polícia Militar, em Gurupi. Todo o processo também é acompanhado pelos militares.

vestibular 2016 2

Na entrada do prédio, uma equipe dispõe de detectores de metais. Durante o processo há ainda a realização dos exames de papiloscopia. “No ato da prova, uma equipe de papiloscopista da Policia Civil colhe as digitais dos candidatos e confere com o documento de identidade, seguindo todo o processo necessário para que a lisura do certame seja garantida. Em todo processo temos o apoio das Policias Federal, Civil e Militar.”, afirmou.

Por falta de atenção dos candidatos ao ler o edital, um dos principais motivos de eliminação no processo é a proibição de portaraparelhos eletrônicos, durante as provas. O aparelho de celular, por exemplo, deve ser desligado e a bateria retirada, quando for o caso, o que nem sempre ocorre.

vestibular exame

Durante a verificação do exame de papiloscospia foi flagrado em uma tentativa de fraude. O candidato foi detido e encaminhado a 1ª Delegacia de Polícia, onde foi acusado de fraude e falsidade ideológica.

“Considero o certame um sucesso, a UnirG está preparada para receber os candidatos. A cada processo recebemos novas pessoas de Estados diferentes que vêm em busca de conhecimento na nossa Instituição”, avaliou Gontijo.

O gabarito preliminar já está disponível no endereço eletrônico www.unirg.edu.br/vestibularunirg, no link Provas/Gabaritos.

Já o resultado preliminar será divulgado no site, com previsão a partir das 18h do dia 15 de junho. A relação dos candidatos classificados em primeira chamada será em 22 de junho.

Outras informações podem ser acompanhadas pelo site http://www.unirg.edu.br/vestibularunirg.html.

vestibular provas