Unesp integra centro virtual de pesquisa internacional

Data: 06/06/2016

Fonte/Veículo: Rede Notícia

Link da notícia: http://www.redenoticia.com.br/noticia/2016/unesp-integra-centro-virtual-de-pesquisa-internacional/87552

A Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu, por meio do Departamento de Produção e Melhoramento Vegetal, integra um centro virtual internacional para o estudo da eficiência de utilização de nitrogênio na agricultura denominado NUCLEUS: a virtual joint centre to deliver enhanced Nitrogen Use effiCiency via an integrated SoiL-plant systEms approach for the Uk & Brasil.

Além da FCA, fazem parte do projeto, pelo Brasil, a USP, Unoeste, Instituto Agronômico de Campinas, Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Federal de Goiás, Instituto Federal Goiano/Rio Verde e Embrapa Arroz e Feijão; pelo Reino Unido, a Universidade de Nottingham, Universidade de Aberdeen, Universidade Bangor e Rothamsted Research.

Pela FCA participam os docentes Ciro Antonio Rosolem, Carlos Alexandre Costa Crusciol e Juliano Calonego. O projeto é liderado pelos professores Sacha Mooney, pelo lado do Reino Unido, e Ciro Antonio Rosolem pelo lado brasileiro.

São aproximadamente 30 pesquisadores, a metade brasileiros, trabalhando com um fim comum. O financiamento é da FAPESP, juntamente com o BBSRC e Fundo Newton, do Reino Unido.

De 16 a 19 de maio de 2016 foi realizado um workshop em Campinas e Botucatu, marcando o início oficial das atividades do NUCLEUS. “Recebemos a visita de 27 pesquisadores de todas as instituições participantes, que vieram conhecer de perto nossas pesquisas em sistemas de produção agrícola e ciclagem de nutrientes”, conta o professor Rosolem. Além do desenvolvimento de experimentos, o projeto prevê a mobilidade de estudantes e pesquisadores.