Prefeitura viabiliza infraestrutura para UFG

Data: 07/06/2016

Fonte/Veículo: Diário de Aparecida

Link da notícia: http://www.diariodeaparecida.com.br/home/prefeitura-viabiliza-infraestrutura-para-ufg/

A infraestrutura necessária ao funcionamento do Campus da Universidade Federal de Goiás (UFG), que está em construção na região Leste de Aparecida, foi pauta de uma reunião realizada no final desta manhã (7) entre o prefeito Maguito Vilela (PMDB) e o reitor da instituição, professor Orlando Afonso Valle do Amaral. A obra terá a primeira etapa concluída no final de 2017, segundo previsão da universidade.

Durante o encontro, os membros da universidade solicitaram auxílio ao município para agilizar a construção de um acesso viário por parte da prefeitura; do sistema de drenagem (galerias pluviais), que acompanha o projeto de pavimentação do acesso e a viabilização do abastecimento definitivo de água e energia para o campus. Atualmente o canteiro de obras da instituição é abastecido por rede elétrica temporária e caminhões pipas fornecidos pela Prefeitura e pela Saneago.

O prefeito Maguito disse que na região leste está em andamento grande variedade de investimentos em projetos e implantações. É o caso do aeroporto executivo, que está em construção; do Complexo Logístico Industrial e Alfandegário (CLIA); do Complexo Empresarial Metropolitado e alguns polos industriais, como o All Park; o Dimag e o Daiag.

Sobre o acesso ao campus, os secretários Mário Vilela e Raul Coutinho informaram que a licitação para a escolha da empresa responsável pela obra será iniciada nos próximos dias. “É importante destacar que além do acesso construído pelo município existe ainda um projeto de ligação de vias da Inovar, que construirá um conjunto de condomínios na região, e o desvio da BR-153, que será feito pelo DNIT. São três alternativas de acesso que darão uma mobilidade muito grande aos usuários do campus e a todos os projetos da região”, completou o secretário Euler Morais.

Para o abastecimento definitivo de água e esgoto, o secretário informou que a prefeitura também já acionou a Saneago e a Celg. “A solução definitiva é a implantação de uma subestação. A Celg nos pediu indicação de uma área assegurada pela Prefeitura, mesmo que seja desapropriada pelo município e indenizada pela Celg”, relatou o secretário. Quanto à Saneago, a expectativa dos representantes da prefeitura e da UFG é que seja realizada uma reunião nos próximos dias com todas as partes envolvidas, provavelmente no dia 23 de junho.

A UFG de Aparecida funciona provisoriamente na sede da Universidade Estadual de Goiás (UEG), no setor Conde dos Arcos. Também participaram da reunião o secretário Léo Mendanha (ASA); o diretor do campus UFG de Aparecida, professor Júlio César Valandro Soares; o diretor do Centro de Gestão do Espaço Físico da UFG (Cegef), Marco Antônio de Oliveira; a assessora de Expansão da UFG, Sandramara Matias Chaves; e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional de Recursos Humanos (PRODIRH), Geci José Pereira da Silva.