Câmara aprova urgência para projeto que cria a UFR

Data: 09/06/2016

Fonte/Veículo: A Tribuna MT

Link da notícia: http://www.atribunamt.com.br/2016/06/camara-aprova-urgencia-para-projeto-que-cria-a-ufr/

Campus da Universidade Federal de Mato Grosso em Rondonópolis caminha para se tornar uma universidade federal autônoma

Uma nova conquista foi obtida em prol da criação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), a partir de desmembramento de campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (8/6) o regime de urgência para o projeto de lei que cria a UFR (PL 5273/2016). Oficialmente, ainda não foi definida a data de votação da proposta.
A aprovação do regime de urgência foi comemorada por parlamentares baseados em Mato Grosso, bem como pelo Comitê Pró-UFR, que possui representantes de diversos segmentos da sociedade rondonopolitana, especialmente da comunidade acadêmica. “O sonho da comunidade do campus universitário de Rondonópolis vai se tornando realidade”, avaliou a professora Lindalva Novaes, membro do Comitê Pró-UFR. “Que felicidade! Muito obrigada, em especial, senador Wellington e deputados Valtenir, Sachetti e Bezerra”, externou a professora Andréa Santos, também membro do Comitê Pró-UFR.
Acredita-se que a aprovação do regime de urgência abreviou a tramitação do projeto de lei da UFR na Câmara dos Deputados em pelo menos 01 ano. Ainda com essa aprovação do regime de urgência, a expectativa é que na próxima semana seja votado pelo plenário da Câmara dos Deputados o mérito da proposta encaminhada pelo Poder Executivo. Após a aprovação do projeto de lei 5273/2016 no plenário da Câmara, a proposta será encaminhada para apreciação do Senado. Aprovada, vai à sanção presidencial, criando de fato a UFR.
O plenário da Câmara dos Deputados também aprovou ontem o regime de urgência para os projetos de leis que criam a Universidade Federal de Catalão, por desmembramento da Universidade Federal de Goiás; e a Universidade Federal de Jataí, por desmembramento da Universidade Federal de Goiás.