Audiência pública em Jataí discutiu criação de universidade federal

Data: 11/06/2016

Fonte/Veículo: O Pouso Alto

Link da notícia: http://opousoalto.com.br/audiencia-publica-em-jatai-discutiu-criacao-de-universidade-federal/

UFG-Jataí

Por iniciativa do deputado federal Daniel Vilela (PMDB), uma audiência pública foi realizada pela Câmara dos Deputados, na noite desta sexta-feira (10), onde foi discutida com a sociedade jataiense, o Projeto de Lei 5.275 de 2016, que prevê a criação de uma universidade federal na cidade.

A audiência foi realizada no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia. Daniel Vilela é autor de indicação para que o governo federal faça o desmembramento do projeto que também prevê, além da criação da universidade de Jataí, outra instituição federal em Catalão e uma em Rondonópolis (MT). Além disso, o peemedebista conseguiu aprovar em plenário nesta semana o regime de urgência para análise dos três projetos pela Câmara.

O deputado explicou que a audiência pública foi realizada para que toda a comunidade jataiense, seja ela universitária ou não, seja ouvida sobre o processo de criação da instituição. O reitor da UFG, professor Orlando Amaral, e o diretor da regional Jataí, professor Alessandro Martins, marcaram presença no evento.

Relator da proposta na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (Ctasp) da Câmara, o deputado defende a criação da universidade federal em Jataí. Pela proposta em tramitação na Câmara, a estrutura física, o corpo técnico e alunos do campus de Jataí da Universidade Federal de Goiás (UFG) serão integrados à UFJ assim que criada. Este processo acontece gradualmente, explicou Daniel. O Ministério da Educação indicará uma universidade tutora para ajudar na transição, que tende a ser a própria UFG.

O projeto, que precisa ser aprovado no Congresso, ganhou, por meio de um requerimento do deputado Daniel Vilela aprovado na quarta-feira (8), regime de urgência na apreciação da proposta no plenário da Câmara.