Médicos destacam falhas

Data: 12/06/2016

Fonte/Veículo: O Popular

Link da notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/vida-urbana/m%C3%A9dicos-destacam-falhas-1.1101052

 

Médicos reclamam da falta de suporte aos pacientes que necessitam de transplante em Goiás e dizem que o Estado precisa melhorar muito o atendimento à população. Os profissionais destacam, ainda, que a população precisa se mobilizar a favor da cultura de doação de órgãos.

O médico Johnathan Freitas, nefrologista pediátrico do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), aponta problemas de infraestrutura de captação de órgãos no Estado. “Vira e mexe tem relato de pessoa que queria doar mas não conseguiu. Esses dias soube de um caso no interior. Tentaram, por várias horas, conseguir equipe que captasse os órgãos porque não tinha profissional especializado para captar”, afirma.

Vice-presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), o administrador hospitalar Gustavo Suzin Clemente critica a falta de planejamento do Estado. “Não existe planejamento. Não tem cadastro regional, de quem precisa e de qual órgão. Não tem monitoração em Goiás”, diz.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informa que fez captação de 233 órgãos desde 2014 e que, entre 1995 e 2015, realizou 14 mil transplantes. Para o médico Robson Azevedo, além de o Estado resolver os problemas, a população precisa se sensibilizar. “É necessário estimular as pessoas a doarem órgãos”.