Mostra coletiva apresenta trabalho de pesquisadores em poéticas visuais

Data: 14/06/2016

Fonte/Veículo: O Hoje

Link da notícia: http://www.ohoje.com.br/noticia/cultura/n/120211/t/mostra-coletiva-apresenta-trabalho-de-pesquisadores-em-poeticas-visuais

 

De hoje (14) até o dia 30 de junho, a Vila Cultural Cora Coralina recebe a exposição coletiva Gravare Exquis, que apresenta o trabalho que quatro artistas realizaram durante o ano de 2015. O Gravare Exquis é um coletivo criado em janeiro de 2015, composto pelos artistas e pesquisadores Adriana Mendonça, Helder Amorim, Luciene Lacerda e Simone Simões, do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual, da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG). A curadoria da mostra é do professor doutor José Cesar Teatini Clímaco. 

Os trabalhos exibem possibilidades poéticas que se instauram a partir de experiências em gravura, demonstrando o quanto é importante dar continuidade à investigação, predominando o fazer, seja com métodos tradicionais ou com novas tecnologias, e a reflexão dessa atividade, na qual os tempos humanos se misturam e diluem dentro dos processos mecânicos e orgânicos da gravura.

Os quatro artistas pesquisam Poéticas Visuais Contemporâneas em ações coletivas e colaborativas. Adriana Mendonça é formada em Artes Visuais pela UFG, mestre em Patrimônio Cultural e em Arte e Cultura Visual. Atualmente, desenvolve pesquisa de doutorado na área de Poéticas Visuais pela UFG. Trabalha como ilustradora e é professora na UFG e na PUC. Helder Amorim é mestre em Arte e Cultura Visual e graduado em Artes Visuais, ambos pela Faculdade de Artes Visuais da UFG. É membro do Grupo de Pesquisa Ateliê Livre: Procedimentos e Pesquisas em Gravura e Estamparia da FAV-UFG e atua como educador e transcritor para o Sistema Braille no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual. Luciene Lacerda também é graduada em Artes Visuais pela FAV-UFG, com Especialização em Arte Contemporânea. Mestre em Arte e Cultura Visual, ela atua na Educação Especial, para pessoas com deficiência, como professora de Artes pela Secretaria de Estado da Educação e é membro do ‘Ateliê Livre’. Simone Simões é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UNB e bacharel em Psicologia pela PUC-GO e é mestranda em Poéticas Visuais pela FAV-UFG.  

SERVIÇO

Exposição ‘Gravare Exquis’

Quando: Hoje (abertura), às 19h, até 30 de junho próximo

Horários: De terça a sexta, das 9h às 17h, e sábado e domingo das 9h às 15h

Onde: Vila Cultural Cora Coralina (Rua 3, esquina com a Avenida  Tocantins, Centro – Goiânia)