Vigilância armada volta a atuar nesta quinta no Câmpus Samambaia

Data: 16/06/2016

Fonte/Veículo: O Popular

Link da notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/vida-urbana/vigil%C3%A2ncia-armada-volta-a-atuar-nesta-quinta-no-c%C3%A2mpus-samambaia-1.1103173

Depois de 24 dias sem vigilância armada, estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, voltam hoje a contar com o serviço nas faculdades do Câmpus Samambaia, na Região Norte de Goiânia. A empresa Guardiã será a responsável pelo trabalho terceirizado no local.

O diretor do Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef) da UFG, Marco Antônio Oliveira, acredita que a falta de segurança armada no local pode ter colaborado para “aumentar a sensação de insegurança dos alunos.” Segundo ele, outra empresa responsável pelo serviço, que havia vencido a licitação, apresentou problemas.

Com a regularização do contrato da segurança, o câmpus passará a ter 66 vigilantes diurnos e 56 noturnos, a metade deles é armada, de acordo com a universidade. No local, há entre 10 mil e 12 mil alunos matriculados, conforme estima o diretor do Cegef.

Os prédios das faculdades no câmpus têm, no total, 870 câmeras instaladas, de acordo com Oliveira. No entanto, ele reconhece que a parte externa carece de monitoramento de 600 câmeras, como previsto em processo de licitação que, ressalta, não teve êxito. “Fizemos licitação ano passado e não conseguimos a contratação porque era um projeto de R$ 6 milhões e, no momento, em função da crise, não foi possível fazer essa contratação”, assevera.

O diretor e promete apresentar à comunidade acadêmica um plano de segurança institucional em agosto, com ações práticas para resolver o problema da insegurança na UFG. Uma comissão foi criada em maio de 2015 para tratar do assunto. “Mas começou a trabalhar em julho. Fizemos audiências públicas, nas regionais e câmpus de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Goiás, Jataí e Catalão”, conta o diretor, acrescentando que até este mês haverá mais discussão de propostas.