Desmembramento da UFG é aprovado na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

Data: 28/06/2016

Veículo: Diário da Manhã

Link direto para a notícia: http://www.dm.com.br/politica/2016/06/desmembramento-da-ufg-e-aprovado-na-comissao-de-educacao-da-camara-dos-deputados.html

A proposta cria a Universidade Federal da Jataí

Nesta segunda-feira (27/6), a Comissão de Educação na Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que desmembra a Universidade Federal de Goiás (UFG), criando a Universidade Federal de Jataí (UFJ).

A proposta estabelece que os cursos, alunos matriculados, bens patrimoniais e cargos ocupados no campus serão transferidos da UFG para a UFJ. Estabelece também que a administração superior da UFJ será responsabilidade do reitor e do Conselho Universitário, dentro de suas competências, que serão definidas em estatuto e regimento geral.

A nova instituição terá sede na cidade de Jataí com as unidades Riachuelo e Jatobá, com novos cargos criados pela proposta. Serão 67 técnicos administrativos e 266 funções gratificadas e cargos de direção. A iniciativa está tramitando em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões Finanças e Tributação, de Constituição e Justiça e de Cidadania.

De acordo com Daniel Vilela (PMDB-GO), relator do projeto, a criação de uma nova instituição estimula a sociedade a buscar melhores condições de acesso à educação superior. “Vereadores de Chapadão do Céu entregaram ofício manifestando apoio e já pedindo curso de extensão no município. Isso mostra que toda a região está envolvida no processo e que a maioria é favorável ao desmembramento e criação”, conta Vilela.