Violência homofóbica é discutida no 1º Fórum LGBT de Uberaba

Data: 28/06/2016

Veículo: G1 Triângulo Mineiro

Link direto para a notícia: http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2016/06/violencia-homofobica-e-discutida-no-1-forum-lgbt-de-uberaba.html

Evento acontece nesta terça-feira (28) no TEU. Objetivo é criar rede de proteção contra a violência e combater preconceito.

Do G1 Triângulo Mineiro

Será realizado nesta terça-feira (28) em Uberaba, o 1º Fórum de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT). O tema central de discussão é “Uma Rede de Proteção contra a Violência Homofóbica”. O objetivo principal é criar uma rede de proteção contra a violência e abrir caminhos para o maior engajamento dos órgãos públicos e da sociedade em relação à homofobia.

O evento, organizado pela Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU), por meio da Assessoria de Novos Projetos, será realizado no Teatro Experimental de Uberaba (TEU), na Rua Padre Zeferino, nº 998, a partir das 18h30.

De acordo com a assessora de Novos Projetos, Angela Dib, a discriminação contra a comunidade LGBT é um tema que está em alta em todo o mundo. “Os registros de violência sempre estiveram presentes, mas nas últimas semanas, após o tiroteio que aconteceu em Orlando, as preocupações aumentaram. Infelizmente sabemos que em nossa cidade essa discriminação também existe e precisamos falar sobre ela com a sociedade”, explicou.

O sociólogo e mestre em Ciências Políticas, Ricardo Prata Soares, reforça a importância de debater sobre o assunto. “A discussão sobre a sexualidade acontece há longos anos, por isso é necessário quebrar certos tabus. A sociologia pode auxiliar neste processo”, concluiu.

Participantes
Estarão presentes os palestrantes, promotor da 6ª Promotoria de Justiça (Ituiutaba), pós-graduado em Direito Público e mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Adriana Frazão de Castro, 2º Tenente e Comandante do 2º Pelotão da 41ª CIA/4ºBPM; Ricardo Prata Soares, sociólogo e mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O debate será mediado pela assessora de Novos Projetos, Angela Dib, e a apresentação musical será feita por Aracelle Fernandes.