UFG avalia efeitos positivos da suplementação nutricional para idosos

Data: 28/07/2016

Fonte/Veículo: Diário de Aparecida

Link da notícia: http://www.diariodeaparecida.com.br/home/ufg-avalia-efeitos-positivos-da-suplementacao-nutricional-para-idosos/

UFG avalia efeitos positivos da suplementação nutricional para idosos

O processo de envelhecimento da população brasileira tem sido crescente e, com isso, surge a necessidade de melhorar as condições de vida desta faixa etária. Uma pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG) aponta os efeitos positivos da suplementação nutricional com creatina, associada ao fortalecimento da massa muscular para idosos. O estudo foi realizado pela Faculdade de Nutrição (Fanut), localizada no Câmpus Colemar e Silva, setor Leste Universitário.

O projeto teve a duração de três meses e foi desenvolvido com 27 pessoas de ambos os sexos e com idade entre 60 e 80 anos. Foram analisados dois grupos, um que realizou apenas os exercícios com pesos e outro que, além dos exercícios, fez uso da suplementação com creatina, um composto derivado de aminoácidos.

João Felipe Mota, orientador da pesquisa, ressalta que, em função da perda de massa muscular, os idosos se tornam menos autônomos para realizar pequenas atividades. Entretanto, ao final do estudo, foi observada uma melhora significativa no volume de massa muscular, e os idosos relataram melhorias na qualidade de vida, apresentando, entre outros aspectos, maior disposição para a prática das atividades diárias, explicou o pesquisador.

Suplemento Seguro

A creatina foi escolhida para a realização do estudo por ser um suplemento seguro, amplamente estudado e com funções para aumentar a força e massa magra, explica Mota. A pesquisa, realizada entre março e agosto de 2014, foi publicada na revista Journal of Cachexia, Sarcopenia and Muscle, periódico de alto fator de impacto na área. E hoje, a aluna Camila Lemos Pinto, autora da pesquisa, realiza doutorado pleno na Universidade de Alberta, Canadá.