Profissionais de Anápolis e Formosa concluem curso de Formação

Data: 01/08/2016

Fonte/Veículo: Grupo Executivo de Apoio a Crianças e Adolescentes - GECRIA

Link direto para a notícia: http://www.gecria.go.gov.br/post/ver/213577/profissionade-anapolis-e-formosa-concluem-curso-de-formacao

Os profissionais das Unidades dos municípios de Formosa e Anápolis concluíram o curso de Formação Continuada dos Profissionais do Sistema Socioeducativo do Estado de Goiás realizado pela Universidade Federal de Goiás no primeiro semestre de 2016.

O curso compõe uma das ações previstas no Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo e faz parte das ações da Escola Nacional de Socioeducação, com carga horária de 160h/a e seu inicio foi no mês de março e concluído em junho. Além das aulas, os servidores elaboraram projetos de intervenção que foram orientados pelos Professores da UFG, Rubia Oliveira e Paulo Winicius, pelas servidoras do GECRIA, Thaís Rímoli e Renata Lozano, e apresentados no final do curso.

Os projetos de intervenção visam consolidar os conteúdos teóricos apreendidos no curso revertendo-se em ações práticas no cotidiano dos profissionais, implementando práticas socioeducativas na rotina da unidade. As ações planejadas serão acompanhadas pela equipe do Gecria e pela equipe da UFG pelo período de um ano.

Em Formosa, 35 profissionais do Centro de Atendimento Socioeducativo e das Instituições de acolhimento de Formosa concluíram o curso e apresentaram os seguintes projetos: “Oficina: Educação em Limpeza, Organização e Conscientização dos adolescentes quanto a higienização dos espaços de convivência”; “Empoderando famílias por meio de Assessoria Jurídica Gratuita”; “Ressignificando as Palavras” e “Lendo e Escrevendo História”.

Já em Anápolis, 33 profissionais oriundos do Centro de Internação de Adolescentes, da Casa de Semiliberdade, do Conselho Tutelar e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social concluíram o curso e apresentaram seis projetos de intervenção: “Implantando Responsabilidades”; “O Xadrez como alternativa de aprendizagem e interação no socioeducativo”; “Estreitando laços”, “Elaboração do projeto político pedagógico da casa de semiliberdade”; “Abordagem psicopedagógica com recurso didático pela linguagem cinematográfica para adolescentes privados de liberdade” e “Cadastro Família Legal”.

A etapa do segundo semestre do curso de formação de socioeducadores ocorrerá nos municípios de Goiânia e Luziânia e, em breve, serão divulgadas maiores informações sobre as inscrições e o cronograma.