Pesquisadores de Madri debatem conservação da diversidade biológica

Data: 01/08/2016

Fonte/Veículo: Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Link direto para a notícia: http://www.ufal.edu.br/noticias/2016/8/pesquisadores-de-madri-debatem-conservacao-da-diversidade-biologica

Evento é realizado no Instituto de Ciências Biológicas da Ufal

Palestra da professora Ana Margarida Coelho dos Santos

Lenilda Luna - Jornalista

Acontece nesta segunda-feira (1º), o 2º Debate sobre Conservação no Século 21, na sala 18 do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). O evento é organizado pelo Laboratório de Conservação do Século 21, coordenado pelos professores Ana Malhado e Richard Ladle, e pelo Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos.

Estão sendo debatidos temas importantes da Ecologia, como a Biogeografia de ilhas e comunidades ecológicas. Os palestrantes convidados são os pesquisadores do Museo Nacional de Ciencias Naturales (Madri, Espanha), Ana Margarida Coelho dos Santos, que realizou a palestra pela manhã, e Joaquin Hortal, que realiza a palestra às 14h.

Ana Margarida C. Santos é graduada em Biologia aplicada aos recursos animais terrestres pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2003) e tem doutorado em Ecologia e Biogeografia de Insetos Parasitoides em Ilhas, no Imperial College London (2010). O tema da palestra foi Entendendo a Biogeografia de Ilhas.

Na palestra do turno da tarde, Em direção à um framework unificado para comunidades ecológicas, terá a participação do pesquisador visitante da Universidade Federal de Goiás (Bolsista PVE), Joaquin Hortal. Ele é biogeógrafo e possui doutorado em Ecologia pela Universidad Autónoma de Madrid.

Em sua palestra o pesquisador vai abordar a organização de espécies em comunidades ecológicas, um dos debates centrais da Ecologia por mais de um século, onde apresentará sua proposta para uma estrutura conceitual para a compreensão das diferenças nos processos que operam em diferentes comunidades ecológicas.