Fapeg entrega recursos a projetos de pesquisa e inovação em Goiás

Data: 11/08/2016

Fonte/Veículo: Embrapa

Link da notícia: https://www.embrapa.br/web/mobile/noticias/-/noticia/15278346/fapeg-entrega-recursos-a-projetos-de-pesquisa-e-inovacao-em-goias

A Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg) entregou na terça-feira (09/08) R$ 5 milhões a projetos de Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs), sediadas no Estado, dentre elas, a Embrapa Arroz e Feijão.

Dois projetos da Empresa, selecionados mediante chamada pública, foram contemplados com recursos originários de convênios estabelecidos entre a Fapeg e parceiros nacionais e internacionais.

O projeto "Caracterização e seleção genética para a eficiência alimentar em bovinos nelores avaliados no Estado de Goiás" recebeu R$ 2,2 milhões. O objetivo é selecionar touros (reprodutores) capazes de agregar aos rebanhos potencial para maior produção de carne.

A iniciativa possui parceria com a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e o Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (Fundepec). Cláudio de Ulhoa Magnabosco, coordenador do Núcleo Regional da Embrapa Cerrados, é o pesquisador à frente desse trabalho.

O segundo projeto se chama "Nucleus: a virtual joint centre to deliver enhanced Nitrogen use efficiency via in integrated soil-plant systems approach for the UK & Brazil". Nesse caso, o investimento é de R$ 1,9 milhão e a intenção da pesquisa é melhorar a produção agrícola com menos insumos energéticos e redução de impactos ambientais.

Estão envolvidos o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Conselho Britânico de Pesquisa em Biotecnologia e Ciências Biológicas (BBSRC), ligado ao Fundo Newton. A pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão, Mellissa Ananias Soler da Silva, é a líder desse projeto.

Repasse de recursos

Para a entrega de recursos, foi realizada solenidade, sob coordenação da presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, na sede administrativa do governo estadual, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO).

Autoridades das ICTIs participaram do evento, dentre elas, os chefes gerais Flávio Breseghello (Embrapa Arroz e Feijão) e Cláudio Karia (Embrapa Cerrados) e o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento Alcido Wander (Embrapa Arroz e Feijão).

O governador de Goiás, Marconi Perillo, esteve presente na solenidade e afirmou que o fortalecimento econômico e social do Estado depende da criação e inovação dos pesquisadores.

"A pesquisa é o caminho mais seguro e producente para a inovação tecnológica, é item obrigatório em um programa de indução à competitividade", disse Marconi Perillo.

Ele destacou ainda o importante papel que a Fapeg tem como fortalecedora das investigações científicas feitas em Goiás e ressaltou as parcerias.

"Eu quero elogiar a qualidade do trabalho de toda a equipe da Fapeg, o apoio das instituições de ensino superior e de instituições com a credibilidade internacional, como a Embrapa", afirmou o governador.

O chefe geral da Embrapa Arroz e Feijão e integrante do Conselho Superior da Fapeg, Flávio Breseghello, destacou o uso estratégico do investimento público em ciência e tecnologia em prol do desenvolvimento de Goiás.

"Cada vez mais se consolida esse modelo em que há instituições que detêm a infraestrutura e a capacidade técnica e aquelas que detêm o recurso e que estão ligadas às agendas estratégicas de interesse da população. O encontro entre essas duas partes é o papel da Fapeg, de forma que o recurso seja bem utilizado", disse Flávio Breseghello.

Rodrigo Peixoto (1.077 MTb/GO)
Embrapa Arroz e Feijão