Fórum avalia direitos humanos e articula entidades da região Centro Oeste

Data: 12/08/2016

Fonte/Veículo: Câmara dos Deputados

Link da notícia: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/noticias/forum-avalia-direitos-humanos-e-articula-entidades-da-regiao-centro-oeste

A 4ª edição do Fórum Social e Parlamentar Direitos Humanos Pela Democracia será realizada no auditório da Assembleia Legislativa de Goiás, em Goiânia, no dia 18 de agosto (quinta-feira), às 14h, para fazer um diagnóstico das ameaças aos direitos humanos no atual momento político do país, apresentação de casos de violação e articulação entre entidades e órgãos públicos para a defesa dos direitos humanos.

Fórum avalia direitos humanos e articula entidades da região Centro Oeste

Estão sendo convidados a participar movimentos e entidades sociais, parlamentares e órgãos públicos ligados à promoção e defesa de direitos.

A primeira edição desse Fórum foi realizada na Câmara dos Deputados, no último dia 29 de junho. Desde então, foram realizadas edições regionais do Fórum em Recife, no dia 22 de julho; São Paulo, no dia 4 de agosto; e em Belo Horizonte, no dia 11 de agosto.

Ao realizar esses encontros, o Fórum atua na estratégia de manter a mobilização para denunciar o desmonte de políticas públicas e deter retrocessos nos direitos conquistados em décadas. Essas perdas estão sendo documentadas no site www.alertasocial.com.br, que atualiza diariamente as mudanças propostas e/ou implementadas pelo governo interino

Prisão política

Está incluída na programação das comissões de direitos humanos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e de outras entidades promotoras do Fórum uma visita ao preso político José Valdir Misnerovicz, liderança do MST, que se encontra detido no Núcleo de Custódia da CPP, em Aparecida de Goiânia. A visita será às 10h, do dia 18.

O evento é realizado pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados; de Direitos Humanos, de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, Cidadania e Legislação Participativa do Estado de Goiás, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia; pelo Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino; Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil, Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Frente Brasil Popular, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); CIMI, CUT, CTB, CPT, Programa de Direitos Humanos da PUC, Programas de Direitos Humanos das Universidades UFG, PUC, UEG e IFG; Instituto Brasil Central (IBRACE), Observatório Goiano de Direitos Humanos (OGDH), Coordenação de Ações Afirmativas CAF e Núcleo de Direitos Humanos, Educação e Movimentos Sociais da Universidade Estadual de Goiás.

Auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás  -  14 horas

. Conjuntura política, social e econômica. Direitos Humanos pela Democracia