Professora da URI apresenta pesquisa feita no Brasil e na França

Data: 07/08/2016

Fonte/Veículo: Jornal Bom Dia

Link da notícia: http://www.jornalbomdia.com.br/noticia/6050/professora-da-uri-apresenta-pesquisa-feita-no-brasil-e-na-franca

Professora da URI apresenta pesquisa feita no Brasil e na França

A professora Silvia Milesi, do Curso de Ciências Biológicas da URI, apresentou na última semana parte dos resultados de sua pesquisa de doutorado realizada em cooperação com o professor Syalvain Doledéc, da Universidade Leon – França. O estudo contou ainda com a cooperação do professor Adriano Melo, da UFG (Universidade Federal de Goiás). A apresentação dos resultados da pesquisa foi realizada durante os Seminários Integrados do PPG Ecologia da URI.

A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira no Brasil e a segunda na França. O estudo avaliou os efeitos de variações no ambiente sobre a diversidade funcional de insetos aquáticos. Os resultados da pesquisa são fundamentais para o conhecimento da biodiversidade aquática além de contemplar uma temática ainda recente no Brasil.

O estudo sobre diversidade funcional de organismos aquáticos tem sido abordado por pesquisadores brasileiros há poucos anos. Isso demonstra a qualidade dos pesquisadores e professores da URI Erechim no desenvolvimento de suas atividades. A realização deste estudo e a integração com os estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, juntamente com o Mestrado em Ecologia, proporcionam aos alunos o conhecimento de assuntos atuais em Ecologia.

Além disso, a experiência da cooperação internacional foi destacada pela professora Silvia Milesi, a qual destacou como fundamental para o sucesso de sua tese de doutorado.