Iniciativas que conquistam alunos dentro e fora da sala de aula

Data: 14/08/2016

Fonte/Veículo: Boa Informação

Link da notícia: http://boainformacao.com.br/2016/08/iniciativas-que-conquistam-alunos-dentro-e-fora-da-sala-de-aula/

Iniciativas que conquistam alunos dentro e fora da sala de aula

Greiton Toledo de Azevedo – Matemática | As aulas do professor Greiton na Escola Municipal Irmã Catarina Jardim Miranda, em Senador Canedo, ficaram mais interessantes após que ele passou a discutir games com os alunos do 6º ano. Premiado pela Fundação Vitor Civita com o “Educador Nota 10” esse ano, ele ensinou conceitos da disciplina com a criação e elaboração de jogos. Os estudantes foram divididos em grupos e elaboraram seus próprios games, todos com temáticas educativas. Os encontros para a criação dos games foram realizados no contraturno e, após desse projeto, que também incentiva boas notas em todas as disciplinas, observou-se a redução de faltas sem justificativa, além de aumento da participação dos alunos durante as aulas. Para Azevedo, que é formando pela Universidade Federal de Goiás (UFG), a Matemática é uma paixão e ele tinha o desejo de transmitir esse sentimento para os estudantes de uma maneira lúdica e real. “Eu queria que eles vivessem isso e entendessem que a Matemática é algo bom, fácil e divertido.” Ele destaca que o projeto tem a intenção de ensinar a Matemática, mas também o “pensar matematicamente”. Azevedo diz que está muito feliz com o resultado e que deve continuar com as novidades. Mas garante que, para o sucesso do projeto, contou com a participação de muita gente, além dos alunos. “A participação dos pais foi fundamental.” Além disso, detalha que o projeto foi realizado em 40 encontros, além do empenho que os alunos demonstraram fora desses momentos. “Acredito que, além de fazer os jogos, chegamos ao objetivo de incluir a matemática na realidade de cada um.”