Goiânia recebe a Turnê 'Música de Concerto no Coração do Brasil', com o pianistas Luiz Blumenschein

Data: 15/08/2016

Fonte/Veículo: Curta Mais

Link da notícia: https://www.curtamais.com.br/goiania/goiania-recebe-a-turne-musica-de-concerto-no-coracao-do-brasil-com-o-pianistas-luiz-blumenschein

 

 

Entre os dias 12 a 25 de agosto, as cidades de Pirenópolis, Cidade de Goiás, Goiânia e Brasília/DF recebem a turnê “Música de Concerto no Coração do Brasil”, com o pianistas Luiz Blumenschein.

Premiado em vários concursos de piano no Brasil, Luiz Blumenschein é goiano, mas reside na Alemanha desde o ano de 1982. O show da turnê será realizado no teatro Goiânia dia 21 de agosto ás 11hrs. A entrada é franca.

Nesta turnê, Luiz Blumenschein lança seu mais novo trabalho: o CD Inspiração Brasileira.

SOBRE LUIZ BLUEMENSCHEIN

Natural de Goiânia ele estudou no Conservatório de Música com a Professora Heddy Wascheck e formou-se pela Universidade Federal de Goiás (UFG), na classe da pianista Belkiss Carneiro de Mendonça no ano de 1981, tendo sido premiado em  vários concursos de piano no Brasil.

Já na Alemanha, cursou Mestrado em Piano Solo na classe das pianistas Rosa Sabater e Elza Kolodin, na Escola Superior de Música Freiburg i. Bresgau e Mestrado em Piano e Música de Câmara, na classe da pianista e reitora Fany Solter, na Escola  Superior de Música de Karlsruhe. O talento para a improvisação e os estudos também possibilitaram a Luiz Blumenschein contato estreito com a dança: desde 1991 é pianista acompanhador da Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Mannheim (Alemanha). No Brasil, é correpetidor e pianista solista do Seminário Internacional de Dança de Brasília desde 1993. Suas criações estão registradas em três CDs já esgotados. Luiz Blumenschein recebeu do Estado de Goiás a comenda da Ordem do Anhanguera.

MÚSICA DE CONCERTO NO CORAÇÃO DO BRASIL

A Chaconne de Bach Brahms era um dedicado colecionador de manuscritos. Em 1890 foi-lhe oferecido um manuscrito da Partita em Ré Menor de Johann Sebastian Bach, datado de 1720, o que indicaria que esta peça teria sido composta na cidade de Köthen, onde Bach

era o maestro da orquestra. O último movimento desta obra é a conhecida Chaconne.

À época, Brahms duvidou da autenticidade do documento que trazia caligrafia de beleza e valor sem igual. Esta partitura encontra-se atualmente na Biblioteca Nacional de Berlim.

Composta originalmente para violino solo, Brahms trabalhou a peça como um estudo e a transpôs para a mão esquerda ao piano. Com a descoberta de Brahms e o apoio do violinista Joseph Joachim, muito amigo de Brahms, a Partita em Ré Menor tornou-se conhecida e firmou-se como uma das grandes obras de Bach.