Agricultura aliada à sustentabilidade é tema de debate no FICA 2016

Data: 22/08/2016

Fonte/Veículo: Cenário MT

Link direto para a notícia: http://www.cenariomt.com.br/2016/08/22/Participacao-do-Congresso-na-Conferencia-do-Clima-sera-discutida-nesta-terca/

Na última sexta-feira (22/8), o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Arraes, participou de mesa-redonda da 18ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA). Com o tema “Produção & Conservação Ambiental: uma sinergia possível e necessária”, o debate discutiu a necessidade de se desenvolver mecanismos integrados que aliem a produção de alimentos à sustentabilidade.

Realizada no Convento do Rosário, na cidade de Goiás, a mesa-redonda contou ainda com a participação de Bernardo Oliveira, representante da WWF Brasil, e de Laerte Guimarães Ferreira Júnior, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O presidente da Emater destacou que aos recursos naturais devem ser a base da revolução da ciência e os grandes responsáveis pela relação harmônica entre desenvolvimento, conservação ambiental e segurança alimentar. Pedro Arraes mencionou ainda que a ciência já desenvolveu muitas alternativas para a sustentabilidade. “O Brasil tem um grande número de problemas sim, mas temos um número ainda maior de soluções ambientais”, avaliou.

Integração

Pedro Arraes salientou ainda que a união dos esforços de todos os setores da cadeia produtiva é a alternativa capaz de fazer a sustentabilidade se realizar. “O caminho é pensar a produção de alimentos de maneira holística e trabalhar em conjunto para maximizar os resultados. O Brasil é o país com a maior chance no mundo de fazer essa sustentabilidade real vigorar”, considerou.

Moderador do debate, o professor Laerte Ferreira reforçou que meio ambiente e agricultura são atividades integradas e que a preservação ambiental passa pela participação de todos os setores. “Só conseguiremos transformar a sociedade quando trabalharmos de maneira integrada, com foco e transparência”, defendeu o professor.

Debate

Após as apresentações, os participantes fizeram perguntas e levantaram discussões. Entre eles esteve o professor de Geologia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Pedro Alves Vieira. O docente comentou que a sociedade tem a falsa ideia de que o produtor rural é o único responsável pelo desaparecimento das feições hídricas, quando na verdade existem, inclusive, condições naturais que dificultam o abastecimento dos fluxos d’água. “Não queremos mocinhos ou bandidos. O próprio sistema natural na região de Goiás, por exemplo, é um inimigo em relação à capacidade do solo de reter água”, informou o professor e geólogo.

O moderador Laerte Ferreira destacou que a intervenção humana acelera os processos de desabastecimento hídrico numa região que já é vulnerável. E que isso é mais um motivo para que a produção de alimentos seja repensada de maneira integrada no Brasil.

CenárioMT com Assessoria