GO: Goiânia sedia evento sobre plantio direto na palha com destaque a ambiente e renda na agricultura brasileira

Data da notícia: 17/08/2016

Veículo/Fonte: Página Rural

Link direto da notícia: http://www.paginarural.com.br/noticia/232540/goiania-sedia-evento-sobre-plantio-direto-na-palha-com-destaque-a-ambiente-e-renda-na-agricultura-brasileira

Goiânia/GO

A 15ª edição do Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha – 15 Enpdp será realizada entre os dias 20 e 22 de setembro no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Campus Samambaia, em Goiânia (GO), reunindo pesquisadores, professore e alunos de agronomia, técnicos e extensionistas rurais, produtores e consultores da agropecuária do país.

Esta edição de 2016 é realizada pela Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), Universidade Federal de Goiás (UFG), Embrapa Arroz e Feijão e tem como foco ‘Palha, Ambiente e Renda.

Participam, também, na organização do evento a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás (Emater/GO), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea GO), Aprosoja GO, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), entre outras instituições públicas, fundações, cooperativas e agências de fomento à pesquisa.

Durante os três dias de encontro serão apresentadas as pesquisas e práticas referentes aos sistemas de produção agrícola, meio ambiente e geração de renda para os agricultores, entre outros temas, como a diversificação de espécies agrícolas e a minimização ou supressão do intervalo de tempo entre colheita e semeadura.

A conferência de abertura será realizada pelo analista financeiro do Canal Rural, Miguel Daoud, com o tema ‘oportunidades e desafios do agronegócio. Na programação geral, serão apresentados seis painéis distintos, com temas sobre correção de solo e matéria orgânica para implementação do plantio direto; situação do SPD no Brasil; sistema de plantio direto e os sistemas integrados de produção; boas práticas e racionalização de insumos na agricultura; manejo da biologia em agroecossistemas; manejo de estresse hídrico em lavouras com alta tecnologia.

Os participantes poderão, ainda, realizar alguns dos dez minicursos oferecidos: Estratégias de coberturas para outono/inverno; Plantio direto em hortaliças; Sistemas Ilpf; Irrigação por aspersão x gotejamento em larga escala; Biologia do solo; Biomassa para geração de energia elétrica; Proteção de nascentes; Cana-de-açúcar em plantio direto; Manejo da lavoura com agricultura de precisão; e, Plantio direto na fruticultura.

Dia de Campo
Os sistemas integrados de produção veem ganhando importância na última década como um forte aliado à mitigação de emissão de gases na atmosfera, principalmente com a utilização da integração lavoura pecuária (ILP).

Este será um dos temas do dia de campo a se realizar na Fazenda Capivara, sede da Embrapa Arroz e Feijão, no dia 22, em que os pesquisadores apresentarão as mais recentes informações sobre gás de efeito estufa relacionados à agricultura e mudança do uso da terra e, ainda, sobre estratégias para mitigar tais emissões e aumentar o sequestro de carbono (C) no sistema solo x planta em ILP.

Outro ponto a ser destacado no dia de campo terá como foco principal o manejo de pragas, plantas daninhas e doenças com plantas de cobertura para minimizar os riscos e os prejuízos causados por elementos que vem se tornando imperativo para os produtores, em Sistema de Plantio Direto (SPD).

Estes procedimentos vêm melhorando a qualidade do sistema, adotando a rotação de culturas e a diversificação de espécies, além do uso do manejo integrado e do controle biológico.

Os participantes da 15ª edição do Enpdp terão a oportunidade de atualizar conhecimentos em relação à rotação de culturas, controle de invasoras resistentes, manejo de doenças do solo, controle biológico de pragas e doença como nematoides, fertilidade do solo, stress hídrico, mecanização agrícola, sistemas integrados de produção, sem perder de vista a conservação do solo e da água e as características do ambiente das lavouras para a melhoria da eficiência da produção e renda da atividade agropecuária nacional.