Nutricionistas serão homenageados em Sessão Solene

Data: 30/08/2016

Veículo: Jornal Hora Extra

Link direto para a notícia: http://www.jornalhoraextra.com.br/noticias-he

Por iniciativa do deputado estadual Francisco Oliveira (PSDB), será realizada uma sessão solene na próxima sexta-feira (02), às 9h da manhã no plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa em homenagem aos nutricionistas considerados destaque em Goiás. A proposta visa, além de homenagear os profissionais, resguardar o trabalho da categoria, diante da suma importância na sociedade, através de reconhecimento pelo poder legislativo. O parlamentar tem se engajado com projetos de lei de incentivo à nutrição alimentar adequada. Recentemente o parlamentar apresentou dois projetos da área. Serão agraciados com a certificação, profissionais de nutrição gastronômica, clínica, esportiva, acadêmica e industrial, além de membros de sindicatos e conselhos de nutrição.

Homenageados:

1. AIDA BRUNA QUILICI CAMOZZI

2. ALLYS VILELA DE OLIVEIRA

3. ANA PAULA BENTO

4. ANA PAULA MENDONCA (presidente Sineg)

5. BARBARA MARCELA GONZAGA

6. BEATRIZ INACIO DA COSTA

7. CAROL SIQUEIRA CAMPOS

8. CAROLINA BARROS LOBO DE ALMEIDA

9. CATARINA MOTTA TIPPLE

10. DANIELA CANUTO FERNANDES ALMEIDA ( PUC)

11. DEBORA CALDAS MARQUES (PROFESSORA IFG)

12. DR. ADRIANO TEIXEIRA CANEDO (OBESIGASTRO)

13. ERICA RODRIGUES VIEIRA ( HUGOL)

14. ESTELAMARIS TRONCO MONEGO ( UFG)

15. FLAVIA AUGUSTA DE CASTRO AZEREDO COUTINHO

16. GUSTAVO DUARTE PIMENTEL ( UFG)

17. JOAO FELIPE MOTA (UFG)

18. JOSE ANTONIO CESAR DA SILVA

19. JULIA CHRISTINA MARQUES DE PAIVA (Objetivo)

20. LAÍS TEIXEIRA BITTENCOURT

21. LILIAN GOUVEIA ANDRADE CHAVES COELHO

22. LILIAN CRISTIAN MATTOS LOPES

23. LORRAYNE DINIZ DA SILVA

24. MARIANA PATRICIO DE MORAIS

25. MARIANA DINIZ DAS NEVES

26. MIRIAN BENTO DE OLIVEIRA SOBRINHO

27. POLLYANE CORREA RESENDE REIS CAMPOS

28. RAQUEL CRISTYNA NOVAES DE CASTRO COUTINHO

29. SANDRA RODRIGUES DE MELO NASCIMENTO

30. VANESSA TOSTA FERREIRA

31. VICTORIA ARAUJO GANZAROLI AMADOR REIS

32. VIVIAN REZENDE COSTA CUNHA

33. YULA GUIMARAES NAVES

Projetos sobre nutrição e saúde alimentar

O primeiro assegura aos beneficiários da alimentação fornecida pelo Estado de Goiás refeições adequadas e ricas em nutrientes. Segundo a proposta, o objetivo é fornecer uma alimentação reforçada aos estabelecimentos de ensino, saúde, assistência social, estabelecimentos penitenciários, militares, de cumprimento de medidas socioeducativas, e também aos de atendimento aos servidores públicos, todos da rede estadual.

Para o deputado esta lei pretende implementar ações por meio de políticas públicas estratégicas e participativas, em conformidade com os princípios da vigilância em saúde nas etapas de produção, comercialização e consumo de alimentos.

Já o segundo projeto cria a Semana Estadual da Alimentação Escolar Saudável, que acontecerá na semana do dia 16 de outubro de cada ano. A data refere-se ao dia mundial da alimentação.

A proposta justifica que a escola é um local privilegiado para a promoção da alimentação saudável, pois ocupa um terço da vida ativa das crianças e tem condições de abrigar anualmente uma semana de alimentação saudável, com diversas, atividades lúdicas sobre a importância da saúde alimentar.

De acordo com o deputado é importante ressaltar que o objetivo dessa proposta é contribuir na saúde e na prevenção das doenças veiculadas por alimentos. “Com esse projeto vamos mostrar que as doenças como obesidade, a desnutrição, doenças crônicas como diabetes, hipertensão e câncer podem ser prevenidas quando se tem uma alimentação saudável adequada e ensinar isso desde a infância é mais importante ainda”, afirmou o parlamentar.