‘DadaSpring’ abre vagas para oficinas

Data: 02/09/2016

Veículo: Jornal O Hoje

Link direto para a notícia: http://www.ohoje.com.br/noticia/cultura/n/122980/t/dadaspring-abre-vagas-para-oficinas

Evento ocorrerá na última semana de setembro em Goiânia

Da redação

O evento que celebra 100 anos do dadaísmo no Brasil seleciona interessados em participar de oficinas. Serão oferecidas oficinas de vocalização, cinema, literatura e performance, durante o evento, entre os dias 26 e 29 de setembro. Todas elas são gratuitas e vão ocorrer no Cabaré Voltaire, sede do evento, no Itatiaia. As oficinas integram o DadaSpring, um projeto que tem a realização do Grupo EmpreZa e da Balaio Produções Culturais, e conta com recursos do Fundo Estadual de Cultura e com a parceria do Cabaret Voltaire Zurique.

Há 15 vagas disponíveis para cada oficina, e os interessados devem fazer sua inscrição virtualmente até o próximo dia 7 de setembro. Para se inscrever basta entrar no link www.dadaspringbrasil.com.br e preencher o formulário. A seleção é feita pelos próprios ministrantes, via análise dos formulários, e o resultado será divulgado no dia 15 de setembro. Os participantes receberão certificado de participação.

A oficina literária será ministrada por Dheyne de Souza e Fabrício Clemente (GO) nos dias 26 e 27 de setembro.
Os oficineiros pretendem oferecer um banquete de autores como Rimbaud, Lautréamont, André Breton, Claudio Willer, Hilda Hilst, dentre outros. Tudo isso temperado com discussões a respeito dos conceitos de montagem, colagem, imagem poética, cut-up, caos e criação, jogo e delírio, obra de arte e práxis vital, deriva e acaso na escrita poética. As inscrições destinam-se tanto a pessoas que já possuem experiência literária quanto a quem pretende melhorar ou aperfeiçoar leitura e expressão verbal em qualquer nível.

Já a oficina de vocalização de poemas será oferecida pelo professor Jamesson Buarque (GO) entre os dias 27 e 29 de setembro. Corpos Informáticos (DF) é quem ministrará a oficina performance corpo política nos dias 28 e 29 de setembro. É um grupo de pesquisa em arte contemporânea, fundado em Brasília em 1991. O grupo já expôs
Renato Cirino e Alice Martins (GO) oferecerão a oficina de cinema OfiCineDada nos dias 28 e 29 de setembro.

A proposta é problematizar a possibilidade de exercício de um cinema que se pretenda desobediente, imperfeito, vibrátil, mirando tanto filmes considerados de vanguarda, realizados ainda na primeira metade do século 20.
Renato Cirino e Alice Fátima Martins fazem parte do Sistema Cooperação Amigos do Cinema, liderado por Martins Muniz.

‘DadaSpring Brasil’
Goiânia é a única cidade brasileira a integrar a agenda internacional do Dada 100th Anniversary, organizado por iniciativa da Associação Dada100, que reúne o Cabaret Voltaire e outras instituições suíças. A programação prevê manifestos, exposições, serões performáticos, saraus, shows musicais, conferências, debates, mostras de cinema, oficinas, apresentações artísticas e festas. Toda programação é gratuita e ocupará diferentes espaços da Capital: Cabaret Voltaire Goiânia; Praça Universitária e Praça Cívica; Lago das Rosas e Espaços da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Dentre personagens marcantes, estarão Adrian Notz, diretor do Cabaret Voltaire Zurique; Zé Celso Martinez, do Teatro Oficina (SP); Bia Medeiros, coordenadora do Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos (DF); Alex Hamburguer, artista visual e performático (RJ); Marta Soares (SP), premiada pesquisadora, dançarina e coreógrafa e Wagner Barja (DF), artista plástico e poeta visual.

Oficinas ‘DadaSpring Brasil’

Data das oficinas: De 26 a  29 de setembro