Na manhã de hoje, às 9h30, no prédio do Procon Goiânia, será aberta a terceira etapa da exposição Linhas Livres – Memórias em Poemas, da artista goiana Doralice Lariucci. A exposição já passou pelo Sesc de Brasília e recentemente estava aberta ao público na Vila Cultural Cora Coralina.

Doralice Gonçalves da Silva Lariucci, nome artístico: Doralice Lariucci. Nascida em 20 de julho, mora em Goiânia. Doralice é psicóloga/psicanalista e artista plástica. É proprietária do Ateliê Engenho das Linhas, no Setor Coimbra. No ateliê desenvolve seus trabalhos de produção e criação artística em fotografia, pintura e tecelagem manual; prepara e ministra aulas sobre história da arte; monta e participa de exposições de pintura e fotografia, e ainda faz sua produção literária, tendo publicado em quatro coletâneas e um livro solo – Memórias em Poemas, 2016.

Em 1997 Doralice formou-se em bacharel, licenciatura e psicologia clínica com base teórica em psicanálise de dr. Sigmund Freud, pela Universidade Católica de Goiás, atual Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atuou em consultório particular até 2006. Ingressou para os estudos técnicos de artes no ano 2000 no Centro Livre de Artes, em Goiânia. Em 2004 frequentou ateliê particular do artista plástico Eliezer Ricardo até o ano de 2007, quando ingressou como portadora de diploma na faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV-UFG). Em 2013 ingressou na Associação Goiana de Artes Visuais (Agav) e começou a participar (desde esta data até 2016) das (30) exposições coletivas com pintura e/ou fotografia.

É setembro de 2016 e Doralice está realizando em Goiânia a terceira edição de sua primeira exposição individual de pintura – Exposição Linhas Livres –, cujo assunto é a tecelagem e o tema é a linha. As duas primeiras edições da Exposição Linhas Livres foram realizadas em julho, no Sesc de Brasília, e em agosto na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia. A terceira edição (setembro/2016) está sendo realizada na Galeria de Cultura e Cidadania do Procon Goiás.

No ano de 2005, Doralice ingressou para o Fotoclube Fotocriativa da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, inscrito na Confederação Nacional de Fotografia – Confoto. Participou do universo da fotografia goiana com práticas e cursos técnicos, palestras, workshops. Formou-se profissionalmente em fotografia na Escola Canopus, da professora Cidinha Torres, em 2013.

Doralice começou seus estudos de literatura (poesia), de 2001 a 2003, com a filósofa Eleonora, da Casa do Filósofo, no Setor Universitário. Neste período participou de recitais de poesia e contação de histórias, uma vez que havia sido diplomada em 2000 pelo grupo Gwaya Contadores de Histórias da Universidade Federal de Goiás. Em 2005 inicia sua participação em coletâneas com produção de poesias – 1ª colheita de palavras da Lavourartes, Adão Salvador e tal. Em 2010 participa da Antologia concurso de Poesia Falada José Mendonça Teles, organizador: Ubirajara Galli. Em 2015 da coletânea Circunstâncias, organizador: Marcelino Taveira da Silva. Em 2016 da coletânea À Vida, cujo organizador: Marcelino Taveira da Silva. Em 2016 publica 1º livro solo – Memórias em Poemas – categorizado como livreto. Nele, Doralice apresenta encabulações e encantamentos das memórias diárias e cotidianas.

Em 2015 e 2016 a artista Doralice ingressa no Centro Cultural Gradiva atuando como produtora de artes e cenário e auxiliar de direção para o teatro da Companhia Theatral Gradiva Centro Cultural, cujo diretor é o psicanalista Renato Mendonça Lucas. Neste mesmo Centro Cultural Gradiva a artista se tornou coralista do Coral Gradiva sob a regência do maestro Sérgio de Paiva.

Abertura da Exposição Linhas Livres

Data: 6 de setembro (hoje)

Horário: a partir das 9h30

Local: Procon – Av. Tocantins nº 191 – Centro