15º edição do Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha

Data: 09/09/2016

Fonte/Veículo: Adubar o Fruto

Link da notícia: http://www.adubarofuturo.com.br/15o-encontro-nacional-de-plantio-direto-na-palha-2/

Goiânia foi a cidade escolhida para sediar a15º edição do Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha. O evento será realizado entre os dias 20 e 22 deste mês no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Campus Samambaia. A realização fica por conta da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Embrapa Arroz e Feijão.

Reunindo público de pesquisadores, professores, alunos de agronomia, técnicos e extensionistas rurais, produtores e consultores de todo o Brasil, o Encontro norteará seus trabalhos enfocando o tema “Palha, Ambiente e Renda”. Serão apresentados as ações de pesquisa e prática referentes aos sistemas de produção agrícola, meio ambiente e geração de renda. Outros subtemas abordarão diversificação de espécies agrícolas e a minimização do intervalo de tempo entre colheita e semeadura.

Miguel Daoud, analista financeiro do Canal Rural, será o responsável pela conferência de abertura “oportunidades e desafios do agronegócio“. Durante o eventos seis painéis serão apresentados:correção de solo e matéria orgânica para implementação do plantio direto; situação do SPD no Brasil; sistema de plantio direto e os sistemas integrados de produção; boas práticas e racionalização de insumos na agricultura; manejo da biologia em agroecossistemas; manejo de estresse hídrico em lavouras com alta tecnologia.

O público poderá também participar de minicursos. Ao total,  dez minicursos são oferecidos: Estratégias de coberturas para outono/inverno; Plantio direto em hortaliças; Sistemas ILPF; Irrigação por aspersão x gotejamento em larga escala; Biologia do solo; Biomassa para geração de energia elétrica; Proteção de nascentes; Cana-de-açúcar em plantio direto; Manejo da lavoura com agricultura de precisão; e, Plantio direto na fruticultura.

Além disso, o último dia de evento reserva o Dia de Campo na Fazenda Capivara, sede da Embrapa Arroz e Feijão, abordando os “sistemas integrados de produção como aliados à mitigação de emissão de gases na atmosfera” e “o manejo de pragas, plantas daninhas e doenças com plantas de cobertura para minimizar os riscos e os prejuízos causados por elementos que vem se tornando imperativo para os produtores, em Sistema de Plantio Direto (SPD)”.

O evento tem sua grade cheia e é uma ótima oportunidade para atualizar os conhecimentos do público, inserindo um pouco mais de sustentabilidade em suas práticas agrícolas. Ainda é possível realizar as inscrições com desconto e para isso, basta clicar aqui.

Para mais informações do evento e sua programação visite o site do evento aqui.

Fonte: SF Agro.

SPD e Adubação Verde

Você sabia que a adubação verde pode estar inclusa no sistema plantio direto?

Pois bem, conheça as pesquisas sobre essa inserção acessando a biblioteca virtual da Sementes Piraí,clicando aqui.

Aproveite e confira a entrevista com Herbert Bartz (precursor do SPD no país) e sua filha Marie sobre os benefícios da adubação verde no sistema plantio direto. Acesse aqui e leia o conteúdo na íntegra.