Passeio no parque com teatro

Data: 10/09/2016

Fonte/Veículo: Diário da Manhã

Link da notícia: https://impresso.dm.com.br/edicao/20160911/pagina/31/conteudo/cultura/2016/09/passeio-no-parque-com-teatro.html

A execução deste projeto valoriza os artistas locais

POR LUDIMILA MENDONÇA

O Grupo Carroça apresenta a circulação de seu repertório de peças na cidade de Goiânia, em uma turnê de 15 apresentações dos seguintes espetáculos: “O Sumiço da Carroça”, “Tartufo, era uma vez” e “Crônicas do Paço Municipal – A inauguração“. A primeira apresentação neste domingo, 11 de setembro, será no Bosque dos Buritis às 9 horas e no Parque Vaca Brava às 16 horas, em ambos os locais e horários será encenada a peça “O Sumiço da Carroça”.

Christian Marianno, produtor do grupo, conta sobre no que baseiam-se as construções teatrais do grupo: “A sátira aos costumes nacionais de se fazer política pública no Brasil é o mote das comédias do grupo que traz aos parques e praças da Capital essas três peças de seu repertório”.

Todos os espetáculos foram produzidos ao longo dos anos pelo grupo que os mantém em seu repertório, ávidos por levá-los ao grande público e por isso, propõe-se a circulação em turnê pública e gratuita, como forma de contribuir para a formação de plateia como tem sido o propósito do grupo nesses 10 anos de trajetória.

A execução deste projeto valoriza os artistas locais, mostrando ao público seus trabalhos e experiências na atuação cênica. A apresentação pública e gratuita favorece o contato do publico da cidade de Goiânia com o teatro.

O Grupo Carroça

Formada há mais de 10 anos, o Grupo Carroça é uma companhia de teatro que vem se apresentando em várias escolas públicas da capital e agora também nos parques da cidade. Além do trabalho cênico realizado pelos atores, a pesquisa em estilos e autores consagrados do teatro mundial é um ponto norteador do trabalho coletivo desenvolvido pelo grupo.

Christian relata sobre a trajetória deste grupo teatral goiano e a experiência e formação dos integrantes. “O Grupo Carroça é uma companhia de teatro com trajetória de quase 11 anos no teatro e em produções audiovisuais, indo ao encontro de um público que vem aumentando à medida que visitamos escolas do interior e da capital em projetos desenvolvidos em anos anteriores através de parcerias com as leis de incentivos estadual e municipal. Os atores são formados em escolas de renome da capital, como o Centro de Educação Profissional Basileu França e a Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.”

Sobre a criação e realização deste e outros projetos artísticos do Carroça que necessitaram muito trabalho da equipe,o produtor diz: “O grupo está em um trabalho constante e ininterrupto há anos. Ora em curta-metragens, ora produzindo peças teatrais, que tem sido bastante frequente. E quando não estamos montando nenhum espetáculo novo, sempre buscamos mecanismos de apresentar as peças de nosso repertório. Atualmente temos nas mangas quatro espetáculos, todos em comédia, que é o nosso objeto principal de estudo e pesquisa”.

O grande público não está muito acostumado a acompanhar teatro, mas Christian revela que o grupo tem feito um importante trabalho nesse sentido. “O que víamos eram pessoas que “desgostavam” do teatro sem conhecê-lo, e hoje, é comum após nossas apresentações recebermos elogios pela oportunidade que tiveram naqueles instantes efêmeros que viveram ali no próprio pátio da escola. O público sempre se torna cativo ao Grupo Carroça quando assiste nossos espetáculos. Tudo graças à forma como nossas histórias são contadas.”

Sinopse: O Sumiço da Carroça

Uma trupe de mambembes acaba de chegar na cidade, e, como em todos os lugares por onde passam, apresentam suas peças ao grande público. No repertório, disponibilizado como em um cardápio, estão as obras do bardo inglês William Shakespeare. Numa de suas apresentações, a carroça que usam para viajar de uma cidade a outra, some.

Acontece que o chefe dos comediantes descobre-se milionário por causa de um bilhete premiado e isso causa uma reviravolta na vida dos mambembes. Mas com tanta confusão que se segue, é pouco provável que os sonhos se realizem deixando o desespero abater a todos e os sonhos de uma vida melhor se despedaçarem ao chão.

Grupo teatral Carroça, experiência artística acessível a todos

Espetáculo: O Sumiço da Carroça

11 setembro – Bosque dos Buritis – 09 horas